quarta-feira, março 27, 2024

Floresta-PE e Sobradinho-BA são as cidades escolhidas pelo CBHSF para capacitação de irrigantes em 2024


Pelo terceiro ano consecutivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco vai realizar até o final deste segundo semestre o novo ciclo de capacitações para manejo da irrigação na Bacia do Rio São Francisco. O curso, que já atendeu 300 irrigantes, vai acontecer em mais oito municípios, dois em cada região fisiográfica (Alto, Médio, Submédio e Baixo).

Depois das cidades de Serra Talhada, Lagoa Grande, em Pernambuco, e Abaré, na Bahia, no Submédio São Francisco as cidades contempladas este ano foram Floresta (PE) e Sobradinho (BA). Em cada uma delas, serão capacitados 30 pequenos e médios irrigantes com foco em um treinamento técnico incluindo atividades teóricas com aprofundamento dos conhecimentos relacionados ao manejo da irrigação e atividades práticas apresentando ferramentas para o manejo da água e do solo.

Considerando os desafios significativos enfrentados principalmente no Semiárido, região habitada por aproximadamente 28 milhões de pessoas, com 38% da população vivendo em áreas rurais, que abrange os nove estados do Nordeste, além do norte de Minas Gerais, totalizando 12% do território nacional, as dificuldades são evidentes pela irregularidade das chuvas e baixos volumes anuais, impactando diretamente a produção agrícola local.

Além disso, segundo estudos, a quantidade de água disponível para os múltiplos usos não atende plenamente à demanda durante períodos de estiagem prolongada, afetando o abastecimento dos 1.262 municípios e repercutindo nas atividades econômicas, especialmente na agricultura onde se estima que cerca de 80% da água captada na bacia seja utilizada para sistemas de irrigação (de acordo com o Plano de Recursos Hídricos do rio São Francisco de 2015).

Por isso, o CBHSF entendeu como fundamental adotar um manejo adequado da água para a irrigação na bacia do rio São Francisco, o que pode aumentar a produtividade e a qualidade das culturas, e principalmente promover o uso consciente da água. “Temos realidades diferentes ao longo de toda a bacia do São Francisco, onde ainda é possível ver o uso da irrigação por sulco, um dos métodos mais antigos e com alto consumo de água. Ao mesmo tempo, tem quem use da tecnologia, facilitando e melhorando a plantação. Por isso, o Comitê transformou a capacitação, que começou como projeto, em programa. Assim, de forma contínua, conseguimos dar apoio aos pequenos e médios produtores, auxiliando com conhecimento sobre formas eficientes de irrigação. Deste modo, entendemos que estamos cuidando do rio do ponto de vista econômico e ambiental”, afirmou o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, que esteve nos dois municípios acompanhado do técnico administrativo da Agência Peixe Vivo, Maurício Oliveira. 

O secretário de agricultura e meio ambiente de Sobradinho Wilys Nunes destacou a importância da parceria com o Comitê. “Essa é mais uma vez uma parceria importante entre Sobradinho e o Comitê do São Francisco que já foi beneficiado com o plano de saneamento, financiado pelo CBHSF, e agora avançamos para auxiliar os irrigantes. Cada um fazendo sua parte podemos avançar”.

Nas capacitações também são entregues aos participantes um kit com dois tensiômetros, de 20 e 40 cm de profundidade, e seringa para retirada de ar, ferramentas que auxiliam na identificação da quantidade de água necessária para cada tipo de solo.

Já o secretário de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Floresta, João Berto de Sá, lembrando que a região é a maior bacia hidrográfica de Pernambuco, disse que a capacitação pode contribuir de modo significativo para a produção local. “Floresta é banhada pelo Rio Pajeú, Riacho do Navio e pelo Rio São Francisco, além de ser ponto de partida do eixo leste da transposição, tornando o município a maior bacia hidrográfica do estado com potencial extraordinário para fruticultura, por isso a capacitação é extremamente necessária. Estamos muito entusiasmados e gratos pela parceria com o Comitê do São Francisco”, afirmou.

No próximo mês, os instrutores do curso devem visitar as oito cidades para definir os locais das aulas teórica e prática.

Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Juciana Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário