sexta-feira, julho 01, 2022

Recordações da Velha Petrolândia e de Ruy Sá em comemoração aos 113 anos de Emancipação Política - Homenagem do Blog de Assis Ramalho

 

Montagem: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR

Ruy Sá é nome e voz indissociável da história de Petrolândia. Muitas músicas cantaram Petrolândia, mas nenhuma delas comparável ao eterno hit "Recordações", canção que Ruy imortalizou porque a cantou de alma e coração. Com sua sensibilidade de poeta e filho desta terra, Ruy provavelmente não sabia que esta música se tornaria um hino à saudade que acompanha os petrolandenses, estejam onde estiverem.

Desde o dia 15 de junho de 2014, data de sua partida, Ruy Sá também reside nas nossas recordações, assim como a velha Petrolândia, submersa pelo progresso. Aquele torrão não era desenvolvido e atraente como a nova cidade, mas - por razões que talvez só Deus pode explicar - deixamos nossos umbigos e uma parte imensa de nossos corações na amada terra natal.

Com grande sensibilidade artística e talento, Ruy Sá compôs e cantou "Recordações", a música que se tornou o hino dos petrolandenses à sua velha cidade, jamais esquecida, como jamais esquecido será também Ruy Sá.


Ficou gravado na minha memória, Assis Ramalho,  uma frase dita por ele (reproduzida acima), durante uma das muitas farras, regadas a cerveja e animadas a violão, que nós costumávamos fazer nas noites inesquecíveis da nossa querida Velha Petrolândia.

Naquela noitada de música, lá pelas tantas horas da madrugada, ele disse essa frase que causou forte comoção entre nós, levando todos às lágrimas, inclusive ele.

"Quando as águas começarem a alcançar a minha querida Petrolândia eu vou me embora, mesmo que seja com o coração partido, porque para mim nunca vai existir a velha e a nova Petrolândia. Petrolândia será única e eterna."

A promessa foi cumprida. Ruy Sá não suportou ver as águas do Velho Chico cobrirem a sua querida cidade e foi embora para São Paulo. Lá, morou por mais de vinte anos, chegando a vir algumas vezes à Nova Petrolândia, visitar amigos e familiares.

Parabéns, Petrolândia! Que o seu nome seja engrandecido por muitas vozes com o mesmo amor que Ruy Sá a cantou.

Homenagem do Blog de Assis Ramalho, parceiros e anunciantes a Petrolândia, Princesa do Sertão de Itaparica, pelo seu passado, pelo seu presente, pelo seu futuro.

PARABÉNS PETROLÂNDIA, CIDADE QUE AMAMOS!


Recordações (cantor e compositor: Rui Sá)

Temos às margens de um rio Petrolândia
Cidade que um dia esse nome bonito se deu
Famílias que tiveram seus filhos assim como eu
Petrolândia
Um dia chegou bem mais forte a força do progresso
Falando primeiro e mais alto do que a própria razão
Sangrando e desmarcando o compasso do coração
Petrolândia
Em cada manhã de setembro quando eu acordar
Lembrarei de uma banda tocando alvoradas no ar
O céu todo azul tão bonito
Gente querendo olhar
Bandeiras, crianças, desfiles
E um hino pra se cantar
Petrolândia
Levo guardado na mente
Lembranças que serão permanentes
Recordações
Quantas emoções
Petrolândia
Petrolândia


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotomontagem: Lúcia Xavier
Vídeo: Lúcia Xavier com fotos Cézar Cavalcante Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre
Música: 'Recordações' (Cantor e compositor: Ruy Sá)


Um comentário: