quinta-feira, outubro 28, 2021

Prefeitura de Floresta-PE e Prodeter-BNB discutem ações de produção agrícola com Sustentabilidade Ambiental


Em reunião realizada nessa quarta-feira, 27/10, na sede da Associação dos Agricultores Familiares do Riacho dos Anis, no município de Floresta, Sertão de Pernambuco, foram discutidas ações de planejamento da produção agrícola com Sustentabilidade Ambiental na região. 

O encontro contou com a participação do Secretário de Governo, Dario Novaes Ferraz, do Secretário de Produção Rural Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Betinho Numeriano, e do Engenheiro agrônomo da Secretaria de Produção Rural, Altamiro Oliveira de Malta, do Gerente Geral da Agência do BNB de Floresta-PE, Raimundo Neto e do Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, no Sertão de Itaparica Pernambuco.

O Secretário de Governo, Dario Novaes Ferraz, tratou sobre a possibilidade de viabilizar à implantação de uma adutora para captação de água do Rio Pajeu, a fim de atender uma demanda hídrica para produção agrícola na comunidade do Riacho dos Anis. Destacou a importância do associativismo, união e cooperação de todos para buscar realizar seus objetivos e melhorias das condições de vida da comunidade.

O Secretário de Produção Rural, Betinho Numeriano, informou que a Associação precisa está organizada com sua documentação e obrigações sociais atualizada a fim de habilitar-se a projetos e recursos públicos.

O Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, ainda informou que o município poderá submeter o projeto da Adutora do Rio Pajeu ao Governo Federal, através do MDR - Ministério do Desenvolvimento Regional, pelo Programa Recursos Hidricos, para Aquisição de Equipamentos e/ou Implantação de Obras de Infraestrutura Hídrica de Pequeno e Médio Vulto Nacional.

O Programa está disponível na Plataforma digital do Governo Federal, SICONV/Plataforma Mais Brasil, e as demandas poderão serem cadastradas pelas Prefeituras Municipais até 31 de dezembro de 2021. O Programa tem por finalidade estudos, projetos e obras de segurança hidrica, como barragens, açudes, canais e sistemas adutores, inclusive com captação em poços profundos.

Adelmo Azevedo destacou que a ação tambem faz parte da nova orientação estratégica do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste - Prodeter-BNB, compreendendo as dimensões de Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança.

Blog de Assis Ramalho
Texto e fotos: Adelmo Azevedo/Divulgação BNB-Floresta-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário