sexta-feira, janeiro 15, 2021

'A gente conseguiu salvar quem dava. Foi assustador', diz médico em Manaus sobre falta de oxigênio nos hospitais


Um médico usou seu perfil do Instagram na noite desta quinta-feira, dia 14, para relatar como foi enfrentar a falta de oxigênio no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), em Manaus, anunciada pela manhã, descrevendo o cenário, que atingiu demais unidades de saúde da capital do Amazonas, como "assustador", que causou "sensação de impotência", mas sem perder o esforço contínuo por salvar cada vida tanto quanto fosse possível. Pacientes morreram por asfixia, enquanto outros precisaram de técnica de respiração manual, exigindo manobras esforçadas dos profissionais de saúde.

— Foi um momento desesperador — disse Anfremon D'Amazonas. — Tinha muita gente chorando porque os pacientes morriam e você não tinha o que fazer. A gente teve três perdas. De 27 pacientes, a gente perdeu três. Cada uma dessas perdas chocou demais a equipe. É aquela sensação de impotência. Você sabe que aquele doente precisa naquele momento de oxigênio e é a única coisa que você não tem para ofertar.

Desabafo de médico no Ceará repercute: 'Enquanto você posta foto na praia, na balada ou no bar, estamos vendo a segunda onda vir'

O profissional contou no vídeo que a equipe fez o que era possível para garantir o bem-estar dos pacientes.

— A gente tentou, na medida do possível, não deixar ninguém sem (oxigênio). E aqueles que toleravam um pouquinho mais, a gente foi personalizando esse racionamento de acordo com a gravidade e necessidade de cada paciente — afirmou. — A deterioração do corpo da pessoa sem o nível adequado de oxigênio é muito rápida. Os doentes dessaturam muito rapidamente, a pressão começa a cair. O doente morre de uma forma muito rápida. Foi bem dramático. Foi assustador.

Pandemia: Governador do AM decreta toque de recolher em meio a aumento de casos de Covid-19 e falta de oxigênio hospitalar

Ele parabenizou os demais funcionários do HUGV diante de todo o esforço empregado em um momento tão difícil.

— Apesar de assustador, a equipe reagiu muito bem a todo o cenário. A gente conseguiu salvar quem dava, cara, quem podia. Infelizmente, não deu pra todo mundo — acrescentou, ainda abalado.

Extra-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário