sexta-feira, janeiro 15, 2021

Petrolândia: Turismo Ecológico: A praia do Sobrado e o Velho Chico o que eles tem em comum

Foto: Lúcia Xavier (BlogAR)

De um lado a Bahia, do outro lado, Pernambuco. A praia deserta de Sobrado fica distante 35 km da rodovia que da acesso ao município de Floresta/PE. A estrada toda de cascalho, mas que se consegue chegar tranquilamente. Valeu todo o esforço para se chegar nesse paraíso.

A implantação do projeto de beneficiamento dos moradores de uns assentamentos próximos se arrasta há quase uma década sem que nenhuma casa tenha sido construída. Ainda há casas de barro em pleno século XXI.

Não tem como não fazer uma meditação, uma reflexão com tanta beleza e contraste ao mesmo tempo. O velho Chico por onde passa, nos seus mais de 2 mil km de percusso da nascente a sua foz em Alagoas, deixa beleza por todos os lados. O rio São Francisco impõe respeito. Quem tenta desafia-lo, não se da bem. Cada trecho do rio é cheio de mistérios.


As formações rochosas de arenito e contraste com a vegetação que ficam as margens do Velho Chico, deixa o cenário ainda mais bonito. Areia fina, vermelha, se junta ao som do vento e o balanço da água, nos faz crer que somente o Criador do Universo é que teve esse poder de deixar esse cenário natural ainda mais misterioso…

Ficar abismado com tamanha obra Divina não é de se assustar, mas entender que o mundo é grande. A natureza foi nos dada de presente e que a nossa responsabilidade é preserva-la. Foi assim que analisei enquanto olhava para o horizonte da praia de Sobrado.


Não é todo dia que você pode estar num lugar assim. Não é todo dia que você ter um habitat assim, a não ser que eu resolva me mudar para lá…

O município de Petrolândia é reconhecidamente rico em potencialidades turísticas, tem grandes atrativos e já existe um plano estratégico para estruturá-lo e tornar a cidade mais receptiva, preparada para receber o fluxo de turistas e novos empreendimentos, mas o que percebi é que existe uma carência de pessoas preparadas, instruídas na área do turismo para atender a grande demanda.

Cheguei na praia do Sobrado por que gosto, me identifico com aventuras desse tipo. Foi no para aqui e acolá para pedir informações com moradores da região, que chegamos ao itinerário desejado. Hoje, já conheço suas rotas e desvios para chegar nesse paraíso de novo.


A praia do Sobrado recebe esse nome por que existe um sítio com o mesmo nome e por estar nas redondezas, tudo ficou com esse nome. Quais as maiores dificuldades para chegar nesse paraíso escondido no sertão de Pernambuco? A falta de sinalização. Centro do turista fechado, a partir daí foi no boca a boca que fizemos nosso roteiro. Temperatura escaldante acima dos 35 graus (pelo menos no dia que fui). A falta de guias para recepcionar os turistas. Quando chega na cidade de Petrolândia/PE, você não encontra placas educativas sinalizando a existência de atrativos turísticos, mesmo os mais conhecidos.


Mas de qualquer maneira, valeu todo meu esforço para conhecer pelo menos dois atrativos, Ilha de Rarrá e Praia do Sobrado. Senti que o poder público local ainda não avançou nesse aspecto, pelo menos nos dias que estive na cidade de Petrolândia, quer dizer, na nova cidade, que foi reconstruída há 32 anos, devido a construção da Barragem Hidrelétrica Luiz Gonzaga ou Barragem de Itaparica, como é mais conhecida.


Por:
TURISMO ECOLÓGICO: A PRAIA DO SOBRADO E O VELHO CHICO O QUE ELES TEM EM COMUM

A praia do Sobrado é um local quase deserto. A comunidade mais próxima, o assentamento da Associação dos Beneficiários do Projeto Dr. Miguel Arraes de Alencar-ABAMA, projetado pelo INCRA, luta para estabelecer no local os produtores rurais expulsos dos Sítios Mundo Novo, Lagoinha, Barrocão, Barriguda e Piancó, áreas desapropriadas pela FUNAI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário