segunda-feira, maio 25, 2020

Petrolândia: Em homenagem ao Dia da costureira, Assis Ramalho entrevista a costureira/artesã Paula Regina - da Ateliê Rê-Veste [Conheça sua história]




Hoje, 25 de maio, comemoramos o Dia da Costureira ou Costureiro. Para homenagear esse dia de grande importancia, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrevistou a costureira/artesã Paula Regina, empresária/proprietária da Ateliê Rê-Veste.

O ateliê fica localizado em Petrolândia na Rua Higino Alexandre de Araújo,162 - quadra 02 
(Conhecida como Rua do Lili Magazine).

O Ateliê funciona de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h00 e das 15h00 às 18h00.
Aos sábados das 8h00 as 12h00.

Veja abaixo o vídeo da entrevista, conheça a história da costureira Paula Regina e saiba mais sobre a prefissão de costureira/costureiro.


O Ateliê Rê Veste funciona na Quadra 02 de Petrolândia de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h00 e das 15h00 às 18h00. Aos sábados das 8h00 as 12h00.

Contato: 87 9.9645-5530


Saiba o histórico da profissão de costureira/costureiro
Sabe-se historicamente que a costura surgiu a mais de 30 mil anos e era dominada inicialmente por homens, e que ao longo dos anos se modificou, sendo atualmente representada em sua maior parte mulheres.

É curioso observar que temos uma evidência bem mais antiga sobre costura na Bíblia, no trecho em que Adão e Eva após comerem do fruto proibido, em Gênesis 3:7 "Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram tangas para si." e mais adiante em Gênesis 3:21 "O Senhor Deus fez para Adão e sua mulher umas vestes de peles, e os vestiu."

Tudo isso ressalta o valor e a importância dessas profissionais para o desenvolvimento utilitário, do estilo e do gosto pessoal de cada um, evidenciando que as costureiras não são simples profissionais, e podem ser consideradas verdadeiras artistas!

São mestras na linha e agulha e, com apenas esses dois instrumentos, conseguem produzir peças incríveis, seja para o vestuário, sejam utilitários ou objetos de decoração e inúmeros produtos feitos à base de tecidos. Quando reconhecidas ou graduadas estilistas, as costureiras podem criar tendências de moda que serão usadas ao longo das diferentes estações.

De acordo com a Associação Brasileira de Vestuário (Abravest), o trabalho das costureiras brasileiras movimenta em média R$ 4,5 bilhões por ano.

Trata-se da profissão que nos acompanha desde o nascimento até o nosso descanso final, pelas mãos das costureiras passam enxovais de bebês, peças exclusivas para datas especiais como batizados, aniversários, casamentos, formaturas e fardamentos das mais variadas profissões... Sem dúvidas fazem parte dos momentos mais importantes da sua vida! Sejam eles tempos de Gloria ou pesar, pois com uma costureira você pode sempre contar.

Ver abaixo mais fotos de Paula Regina








Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário