segunda-feira, maio 25, 2020

25 de maio Dia do Trabalhador Rural Por: José Dantas – Vereador de Jatobá



Nessas poucas palavras de hoje, desejo homenagear todos os trabalhadores do Brasil, categoria da qual já fiz parte, tendo inclusive trabalhado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, logo ao tempo de sua fundação, nos anos 70. Os trabalhadores rurais são na verdade merecedores de muito mais homenagem do que simplesmente ter um dia que lhes é dedicado. Basta dizer que são os responsáveis levar os principais alimentos para mesa de todos os brasileiros. Esse registro, em forma de homenagem, vai, repito, para todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas, seja como empregados, lavradores, agricultores, pecuaristas, grandes ou pequenos.

Lendo sobre o assunto, apurei que:

“A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída no Decreto de Lei nº 4.338, de 1 de junho de 1964. Eis que no dia 25 de Maio de 1963, falecia o deputado federal Fernando Ferrari, um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais”.

“Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), existem cerca de 5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais assalariados, dos quais 3,2 milhões estão em situação de informalidade, o que equivale a 64% do total”. O Brasil precisa melhorar essa porcentagem.

PARABÉNS AOS TRABALHADORES DO CAMPO DE TODO O BRASIL!


 
José Dantas de Lima
Vereador de Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário