domingo, setembro 23, 2018

Petrolândia: Rogério Novaes e Zé Pezão denunciam descaso da Codevasf com manutenção dos Projeto


Rogério Novaes afirma que existe perseguição da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina aos produtores da Borda do Lago de Itaparica (Fotos: Lúcia Xavier)


Os produtores rurais Rogério Gomes de Sá (Rogério Novaes), do Perímetro Irrigado do Icó-Mandantes, e José Luiz dos Santos (Zé Pezão), do Perímetro Irrigado de Barreiras, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, estiveram no programa Acordando com as Notícias, apresentado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia. Na entrevista, o ex-vereador Rogério Novaes e o vereador Zé Pezão, que falaram em nome das comissões de produtores dos Projetos da Borda do Lago de Itaparica, não como políticos, denunciaram a situação crítica em que os perímetros irrigados funcionam atualmente em Petrolândia e região. Entre os vários problemas citados estão a arrecadação de cotas de R$ 100,00 (cem reais) mensais de produtores para pagamento de funcionários da empresa Plena, terceirizada que prestava serviços à Codevasf na manutenção dos projetos irrigados em Petrolândia. 

Segundo Rogério, além desse custo adicional imposto aos irrigantes, existiria uma verba já liberada para a Codevasf para operação e manutenção dos projetos, porém, estaria sendo retida pela Superintendência Regional do órgão, em Petrolina. Indignado, o produtor rural sugere existir um movimento político na Codevasf para elevar os custos ou inviabilizar a produção no Perímetro Irrigado de Itaparica, para reduzir a competitividade dos produtores locais, com a finalidade de beneficiar os Perímetros Irrigados de Petrolina. 

Os produtores também denunciaram que a Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina pretende contratar uma nova empresa para prestar manutenção no Sistema de Itaparica, mas, segundo eles, sem processo de licitação. A promessa é de que na próxima terça-feira (25) essa empresa já esteja funcionando.  Acrescentaram que representantes das comissões de produtores dos Projetos da Borda do Lago de Itaparica, exceto do Apolônio Sales, assinaram um documento  (ver cópia abaixo) em que solicitam a aplicação da verba de operação e manutenção, fruto de reunião realizada com a Codevasf no dia 3 de setembro, no Distrito Icó-Mandantes, mas, nenhuma providência foi tomada. De acordo os entrevistados, a situação precária dos perímetros irrigados em Petrolândia deve ser usada como plataforma de campanha, com a apresentação de alguma "solução" por parte de políticos.  

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo.


Abaixo a reprodução do documento apresentado por Rogério Novaes, com acordo firmado entre Codevasf e comissões de produtores dos Projetos da Borda do Lago de Itaparica.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário