quarta-feira, setembro 19, 2018

Petrolândia: Mendicância turbinada com caixa amplificada e microfone no centro da cidade

Foto: Lúcia Xavier

Há pouco mais de nove anos, por força da Lei 11.983/2009, a mendicância deixou de ser contravenção penal no Brasil. Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a atividade revestiu-se de modernidade, com aparato tecnológico. Sentado à sombra de uma bela árvore, na esquina da Avenida dos Três Poderes com a Avenida Mario Melo, principais vias de comércio da cidade, um senhor - aposentado, segundo informações de pessoas da área - pede esmolas em alto e bom som, no sentido mais literal da expressão. O popular "me dê uma esmola" é anunciado em microfone, ligado a caixa amplificadora-móvel, instalada na caçamba de um carro de brinquedo, com corda para puxar. 

A inovação no mendigar é, provavelmente, inspirada nos carros com alto-falantes, que costumam cruzar a cidade, com clamores de "qualquer valor serve" para ajudar alguém inválido ou que precisa de dinheiro para uma cirurgia. 

No seu ofício, a salvo de perder o equipamento, por apreensão ou roubo, o homem coleta moedas de esmoleres, inclusive, de pessoas que não teriam condições de comprar caixa amplificada e microfone. Se a moda pega...

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário