quinta-feira, agosto 30, 2018

Procissão das velas abre oficialmente a XXV Romaria do Frei Damião nesta quinta (30)


Programação segue até o domingo, 02 de setembro

A cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco será a partir desta quinta (30) o ponto de encontro dos romeiros devotos do Frei Damião com a realização da tradicional Romaria, que completa 25 anos.

A programação terá início no início da noite quinta-feira (30) com recitação do terço e a Procissão das Velas, com a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira dos romeiros. A caminhada está programada para sair às 19h00min na Igreja Matriz até o Cruzeiro do Frei Damião, onde será celebrada uma Missa. O trajeto será iluminado com lanternas produzidas com uso de vela, simbolizando a luz de Cristo. “Será uma oportunidade de também rezarmos pelas pessoas que vão trabalhar da Romaria, por todas as equipes e abrir oficialmente o grande encontro dos romeiros do Frei Damião”, afirma Padre Isael Torres, pároco.

São esperados cerca de 100 mil romeiros nos quatro dias de evento, com concentração maior no domingo.


A Romaria

Criada em 1993 a tradicional Romaria do Frei Damião, foi idealizada por Padre Pedro Antônio Filho, que passou por São Joaquim do Monte e hoje é pároco da cidade de Taquaritinga do Norte, Agreste Pernambucano. Atualmente, a coordenação do evento é feita pela Diocese de Caruaru e por Padre Isael Torres, pároco da Terra da Romaria. A maratona de celebrações começa sempre cedinho durante os festejos da Romaria. Todos os dias são recitados o Oficio da Imaculada Conceição que quase sempre é sucedido de uma celebração eucarística ou pelos cânticos das Santas Missões.

Compõem a diversificada programação ainda confissões, terços, louvores entre muitos outros momentos de reflexão. O crescimento da Romaria foi acompanhado com investimentos na infraestrutura, nos dias atuais, adequada para receber mais de 100 mil romeiros.

Serviço
O que é? XXV Romaria do Frei Damião – A Força da Fé Transformando um Povo
Onde? São Joaquim do Monte, Pernambuco
Quando? De 30 de agosto a 02 de setembro
Informações: Antônio Oliveira – Pastoral da Comunicação (81)9.9816-0939

ASCOM Prefeitura de São Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário