terça-feira, agosto 14, 2018

Morre o ator pernambucano José Pimentel, conhecido por interpretar Jesus Cristo

Em 1978, José Pimentel interpretou o papel do filho de Deus pela primeira vez

Morre, aos 84 anos, o ator José Pimentel, conhecido por interpretar Jesus na Paixão de Cristo do Recife. Ele faleceu às 9h01 desta terça-feira, dia 14 de agosto, por doença neoplásica. O velório será na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), após às 14h. Já o enterro será no Cemitério de Santo Amaro, nesta quarta-feira (15), para que os fãs tenham condições de se despedir do artista, o horário ainda será confirmado. A partir das 10h desta quarta-feira (15), haverá uma missa na capela do cemitério.

Ele passou o aniversário de 84 anos, no último dia 11, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Esperança, no bairro da Ilha do Leite, área central do Recife. Boa parte dessas mais de oito décadas de vida foi dedicada às artes cênicas.

O ator foi internado na semana passada, após chegar de Serra Talhada, no Sertão, onde dirigia o espetáculo “O Massacre de Angico - A Morte de Lampião”. A princípio, foi detectada uma obstrução no fígado, mas o caso se agravou devido a uma série de problemas de saúde. Notícia do falecimento foi anunciada nas redes sociais pela filha do ator, Lilian Pimentel, às 9h32. "Gente, meu painho, o amor da minha vida, acaba de nos deixar. Painho Faleceu. Ele agora está com Deus. Eu queria dar essa notícia a vocês, que sempre estiveram com a gente", compartilhou, em sua página no Facebook.

Nascido em Garanhuns, desde a década de 1950, encenou, dirigiu e escreveu diferentes espetáculos teatrais. Mas seu trabalho mais reconhecido, que o transformou em figura folclórica do imaginário popular pernambucano, foi mesmo como Jesus Cristo, papel que interpretou durante 39 anos.


Em 1956, Pimentel foi levado por um amigo - Octávio Catanho - a participar dos espetáculos da Paixão de Cristo, em Fazenda Nova, Brejo da Madre de Deus. Começou em pequenos papéis e acabou promovido a diretor da montagem em 1969. Com a saída do ator Carlos Reis, em 1978, interpretou o papel do filho de Deus pela primeira vez.

Por: Portal FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário