quarta-feira, agosto 15, 2018

Campanha incentiva uso correto da rede coletora de esgoto em Fernando de Noronha

Ação da Compesa busca conscientizar população a não realizar ligação de água pluvial no sistema de esgotamento sanitário (Foto: Divulgação/Compesa)

A importância de se fazer o bom uso da rede coletora de esgoto é o tema da campanha iniciada, essa semana, pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Fernando de Noronha. Até o dia 24 desse mês, a ação busca conscientizar os clientes atendidos com serviços de coleta e tratamento de esgoto - parcela que corresponde a aproximadamente 55% da ilha – sobre o uso inadequado do sistema, como instalar, sem autorização, ligações de água pluvial (chuvas) na rede. Essa prática compromete o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e causa prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente. A campanha será feita diretamente nas residências, pousadas, hotéis e estabelecimentos comerciais pelas equipes do Social da Compesa, que terão o apoio de encanadores que farão vistorias na rede. Serão visitados cerca de 500 imóveis localizados, principalmente, nos bairros da Floresta Nova, Floresta Velha e Vila dos Remédios.

Além da abordagem nos imóveis, também serão promovidas rodas de diálogos, palestras e orientações em espaços como escolas e unidades de saúde de Fernando de Noronha. Além das ligações de águas pluviais, também será feito um alerta para o prejuízos do descarte de resíduos como lixo e óleo de cozinha na rede coletora de esgoto.“Nosso objetivo principal é esclarecer e sensibilizar os clientes acerca dos problemas causados pelas ligações de águas pluviais na nossa rede de esgotamento sanitário, que ainda é uma prática comum em algumas áreas da ilha, infelizmente. Isso provoca obstruções nas tubulações, aumentando o número de extravasamentos de esgoto e a necessidade de manutenções no sistema. Águas pluviais devem ser coletadas pela rede de drenagem”, explica Bruno Eduardo Gonçalves, gerente de Unidade de Negócios da Compesa, informando que a população de Fernando de Noronha que ainda não possui sistema de esgotamento sanitário operado pela Compesa faz uso de soluções particulares.

Ascom Compesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário