segunda-feira, agosto 06, 2018

Animais raros e em extinção são encontrados no Pajeú durante a FPI do São Francisco

Equipe de Fauna do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada vem realizando apreensões e recebendo entregas voluntárias (Fotos: Divulgação FPI)

Com o objetivo de realizar o resgate de animais silvestres em cativeiros, ilegalmente, tratar e os devolver à natureza ou encaminhar ao processo de readaptação, técnicos da Equipe Fauna do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada - FPI PE estão realizando ações constantes em municípios do Sertão do Pajeú. Na primeira semana de fiscalização, um total de 861 animais silvestres - em sua maioria aves - foram resgatados pelos técnicos do programa. Até o momento, 242 animais já foram devolvidos à natureza.

Dentre estes, um papagaio da espécie Chauá, considerado raro e que está ameaçado de extinção. De acordo com os técnicos, a ave é uma espécie da Mata Atlântica, o que indica que chegou a esta região por intermédio de tráfico. Um outro caso de espécie rara encontrada trata-se de um pássaro identificado como a Maritaca da Cabeça Azul. Além destes, um Jacu, também foi entregue voluntariamente. Uma dezena de Pintassilgos do Nordeste, que também fazem parte da lista dos ameaçados de extinção, estão no grupo de animais resgatados, além de aves de outras espécies, como: Galo-de Campina, Golinha, Papa-capim, Garibaldi, Cravinhos Azulão, Mané-magro, Caboclinho, Bigode, Canário-da-terra,Tico-tico, Tiziu, Sibito, Cancão e Maria fita.

Estes animais estão sendo avaliados e os que estão saudáveis e aptos são encaminhados para soltura em seu bioma de ocorrência. Já os que apresentam lesões permanecem no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), da CPRH, para o restabelecimento da sua saúde. Além das aves, alguns répteis (01 cascavel, 10 jabutis, 01 tartaruga) e 01 sagui também foram encontrados.

ENTREGAS VOLUNTÁRIAS - Com o intuito de ampliar a educação e conscientização sobre a preservação do meio-ambiente, o programa FPI reforça o caráter educativo da iniciativa e conta com um saldo positivo em relação às entregas voluntárias de animais. Um caminhão da PRF está circulando nos municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Tabira e Tuparetama, recebendo os animais entregues voluntariamente.

“Os trabalhos da FPI no contexto da Equipe da Fauna, demonstra que é possível uma mudança de paradigma da sociedade, por meio de uma ação educativa. A estratégia de termos uma campanha para "entrega voluntária" durante a FPI é uma comprovação de que é possível ter a sociedade como protagonista desse processo”, destaca o superintende do Ibama PE e coordenador da FPI, Francisco Campello.

INSTITUIÇÕES PARCERIAS E EQUIPES - As instituições articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Pernambuco, sob a coordenação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente do MPPE, MPF e Ibama, com apoio da CBHSF, são Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro); ONG Animalia; Agência Nacional de Mineração (ANM); Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa); CemaFauna Caatinga/Univasf; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); Agência de Bacia Peixe Vivo; Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPPE); Polícia Militar de Pernambuco (PMPE / 23º BPM e Cipoma); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); e Secretaria Estadual de Saúde (SES).


Nenhum comentário:

Postar um comentário