quinta-feira, julho 26, 2018

SARA participa da III Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce

Foto: Edilson Júnior/SARA
Na manhã dessa quarta-feira (25), o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), Wellington Batista, participou da abertura da III Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce, no Park Hotel, em Boa viagem. O encontro, que acontecerá até hoje (26), tem por objetivo tratar da execução dos convênios do Programa nos 10 estados em que atua, com foco na implantação, operação, manutenção, e monitoramento dos sistemas e atualização dos aspectos técnicos da metodologia do componente de dessalinização, considerando a instalação e procedimentos de manutenção dos poços e dos dessalinizadores.

O Programa Água Doce (PAD), coordenado pela SARA, em Pernambuco, é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas. Em 2011, o Programa assumiu a meta de aplicar sua metodologia na recuperação, implantação e gestão de 1.200 sistemas de dessalinização até o final de 2018. Em Pernambuco, o Programa já visitou 21 municípios e segue na fase do diagnóstico, trabalhando nos itens Relatório socioambiental e técnico, análise físico-química e bacteriológica, e teste de vazão.

Em sua fala, o secretário Wellington Batista lembrou o Dia do Agricultor Familiar, comemorado neste 25 de julho. “Aproveito a oportunidade para lembrar e parabenizar os responsáveis pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros em suas residências, os homens e as mulheres do campo. A agricultura vem destacando-se pelo seu desenvolvimento e hoje representa um aumento de 12% no PIB de Pernambuco”, comemora o secretário.

Estiveram presentes o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista; o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso À Água da Secretaria de Recursos Hídricos e qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Coordenador Nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva; o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, José Mairton Figueiredo de França; o diretor presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Marcos Vinicius do Amaral Oliveira; coordenadores do Programa Água Doce nos Estados de Pernambuco, como Paulo de Tarso; Ceará, Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte; além de técnicos, estudiosos e interessados.

Ascom SARA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário