sábado, junho 16, 2018

Famílias de Chã Grande regularizam suas casas através da Sechab

Foto: Thamires Ferreira/Divulgação

Moradores da Zona Rural da cidade de Chã Grande, no Agreste pernambucano, receberam títulos de posse da Secretaria de Habitação (Sechab), na manhã desta quarta-feira (13). Ao todo, 19 famílias obtiveram a regularização fundiária das suas casas, construídas por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) entre os anos de 2008 e 2009. Foram 22 casas erguidas, sendo que outras três famílias já tinham recebido os documentos.

A solenidade de entrega foi realizada no Centro de Convivência do Idoso de Chã Grande. O secretário de Habitação e presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Raul Goiana, esteve no local e ressaltou que os títulos são importantes para que o morador possa comprovar na Justiça a posse das terras, caso haja questionamento. "Hoje a gente veio compartilhar o resultado final de um projeto. Esse documento é a garantia de direito que a moradia é sua e tem tanto valor quanto a casa. Por meio desse papel, o Governo do Estado reconhece a posse. É o resultado final de um compromisso de Pernambuco com foco naqueles que mais precisam", enfatizou Goiana.

O evento também contou com a participação da gerente de Projetos Sociais da Sechab, Raquel Deiga, e do secretário municipal Agricultura de Chã Grande, Emerson Campos. "Essa entrega dos títulos concretiza todo o processo inicial de articulação com as famílias e nos dá a sensação de missão cumprida. É um trabalho que começou em 2008, com o envolvimento de vários profissionais, inclusive do município", destacou Raquel. Já o secretário Emerson Campos disse que estruturar os moradores da Zona Rural reduz o êxodo e motiva o agricultor e seus filhos a continuarem no campo, o que é fundamental para a cadeia produtiva de Chã Grande. Francilária Jasmelina Ezídio, 35 anos, foi uma das beneficiárias. Ela mora com o esposo e os três filhos, de 19, 12 e 11 anos. "É uma segurança receber esse documento, porque nos dá a garantia de ter um chão para a nossa família", comemorou.

Secretaria Estadual de Habitação
Companhia Estadual de Habitação e Obras

Nenhum comentário:

Postar um comentário