quarta-feira, dezembro 13, 2017

Dom Beto Breis, bispo de Juazeiro-BA, recebe Título de Cidadania do município

Alex Tanuri e Dom Beto Breis (Foto: Divulgação)

O Bispo de Juazeiro, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, recebeu na noite desta terça feira o Título de Cidadão Juazeirense por proposição do Vereador Alex Tanuri em solenidade realizada no auditório da Casa Aprígio Duarte.

Saudado pelo vereador Alex Tanuri como um franciscano “que entregou seus sonhos e sua vida ao Senhor” e dedicou-se inteiramente ao povo ribeirinho, a homenagem a Dom Beto lotou o auditório da Câmara com religiosos de toda a Diocese, autoridades militares, civis, conjunto musical e a Banda da PM.

Dom Beto ao falar lembrou do primeiro Bispo de Juazeiro, Dom Tomaz Guilherme Murphy, “que desde o início do seu ministério episcopal promoveu a educação com escolas em pontos estratégicos da periferia de então e diversas obras e atividades sociais, junto a lavadeiras, junto a prostitutas, por exemplo. Naquele período fecundo e impulsionador do Concílio Vaticano II, final dos anos 60, início dos anos 70, Dom Thomaz lançava as bases de uma igreja que privilegia os pobres e vê no compromisso social, não um apêndice, mas uma dimensão imprescindível da ação pastoral e da ação evangelizadora”

Destacou a atuação de Dom José Rodrigues, “pastor por 28 anos desta Diocese, conhecido como Bispo dos excluídos” e do “meu antecessor, Dom José Geraldo Cruz”, sempre ressaltando que a homenagem ele era uma homenagem à Igreja “viva e atuante”.

Ao final citou o Papa Francisco: “A política, tão manchada, é uma sublime vocação. É uma das formas mais preciosas de caridade, porque busca o bem comum” e encerrou: “Posso, com convicção e sinceridade, dizer que desde a nomeação para Bispo de Juazeiro, em fevereiro de 2016, meu coração sentiu-se vinculado a esta cidade, antes de conhece-la já a amava”.

Assessoria da Câmara Municipal de Juazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário