terça-feira, novembro 07, 2017

Curso formará 50 agentes em Educação Ambiental para a Mata da Pimenteira

Formação será conduzida pela CPRH e Cepan e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 deste mês (Foto: Divulgação/CPRH)

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em parceria com o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), promoverá, de 20 a 24 deste mês, um curso de Formação de Agentes em Educação Ambiental para o Parque Estadual Mata da Pimenteira, no município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú. A iniciativa ocorre dentro do projeto de promoção de ações de EA nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado, com oferta de 50 vagas. As inscrições podem ser feitas até esta sexta (10), por meio do link https://goo.gl/forms/und5LSFU7c1z7pkr2.

O curso terá carga horária de 40 horas e será dividido em duas turmas, cada uma com 25 integrantes, com aulas na AESET/FAFOPST, das 8h às 17h. É mais um investimento feito com recursos provenientes da compensação ambiental, previstos nas leis do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUNC – Lei Federal 9.985/2000) e do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC – Lei Estadual 13.787/2009). São garantidas 10 vagas para estudantes e professores do nível médio, técnico ou superior.

Instituições representadas no Conselho Gestor da UC também têm prioridade na seleção, além de moradores de Serra Talhada e pessoas que já desenvolvam atividades voltadas à temática ambiental na área do parque ou entorno direito. Com 887,24 hectares, o Parque Estadual Mata da Pimenteira é a primeira Unidade de Conservação de Pernambuco no bioma caatinga e está inserida na categoria de Proteção Integral.

Estão entre seus objetivos, entre outros: contribuir para a preservação e a restauração da diversidade ecológica da caatinga; incentivar a ampliação de ações que promovam a recuperação de áreas degradadas; proteger as espécies endêmicas e as espécies raras ameaçadas de extinção ocorrentes na área e nos remanescentes florestais da região, e proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário