sexta-feira, julho 28, 2017

Petrolândia: Secretaria de Saúde realiza ações de vigilância em Saúde do Trabalhador



Em 27 de julho é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Essa data remete à regulamentação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, ocorrida em 1972, quando o Brasil passou a ser o primeiro país a ter serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho nas empresas com mais de 100 funcionários.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho – OIT, no último ano, o Brasil ocupou o 4º lugar no ranking de países onde mais ocorrem acidentes de trabalho. Este é um indicador relevante que exige planejamentos específicos e direcionados de todos os setores responsáveis pela promoção da saúde do trabalhador, independente da profissão, função ou vínculo empregatício.

Atualmente, o Campo Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde, tem sido alvo de investigações e discussões em potencial . As Ações em Saúde do Trabalhador devem ser desenvolvidas em Rede, de modo que favoreçam a atenção Integral ao Trabalhador em toda rede pública de saúde, mediante a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – PNSST nº 1823/12.

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia realizou, por meio do Setor de Vigilância em Saúde, visita técnica às unidades de Saúde da Família (USFs) do Município. Na ocasião, foram discutidas as Ações Gerais sobre Notificação de Doenças, Agravos e Acidentes relacionados ao trabalho, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), segurança no ambiente de trabalho e Saúde do Trabalhador de Saúde e da População Trabalhadora em Geral.

“Saúde do Trabalhador é um setor de Vigilância em Saúde de extrema relevância. É essencial conhecermos o Perfil dos Trabalhadores do Município para Traçarmos, em parceria com outros setores de Saúde, ações direcionadas que visem reduzir os Índices de Doenças e acidentes relacionados ao trabalho e promover saúde para a população trabalhadora nos diversos âmbitos de Trabalho”.

Flávia Freire/Assessoria Secretaria de Saúde de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário