quinta-feira, junho 01, 2017

Petrolândia: Vereadores Toinho e Eudes Fonseca cobram rapidez na entrega de carteiras de identidade pelo ITB


Em Recife, nessa quarta-feira (31), o vereador petrolandense Toinho de Eugênio (SD) participou de audiência com José Lins, chefe da DIRIC (Divisão de Identificação Regional Interior e Capital) do Instituto Tavares Buril (ITB). Na ocasião, foram entregues àquele órgão documentos elaborados em conjunto com o vereador Eudes Fonseca (PV), em que é solicitada a agilização, com urgência, da emissão de carteiras de identidade pelo Instituto Tavares Buril no Setor de Identificação de Petrolândia. O ITB respondeu, por escrito, aos questionamentos apresentados pelos vereadores.

O encontro foi uma continuidade do encontro realizado em janeiro deste ano, quando Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca procuraram a Chefia da DIRIC/ITB para resolverem a situação precária de emissão de identidades no município, realizada por meio de convênio entre o ITB e a Prefeitura de Petrolândia. Toinho e Eudes afirmam que hoje, após a intervenção dos vereadores junto ao ITB, a emissão de identidades no município foi agilizada e são emitidos mais documentos diariamente.

Segundo o vereador, no encontro de ontem, informou que o Governo do Estado baixou uma portaria, no dia 23 de maio, em que determina que as carteiras de identidade devem ser liberadas por um Perito Papiloscopista, e foram retiradas as atribuições que permitiam às chefias liberar a entrega do documento. Com essas mudanças, a entrega das identidades para o Interior de Pernambuco foi dificultada.

Segundo o vereador, há informações de que alguns deputados estão tentando junto ao governador Paulo Câmara a revogação da portaria, pois haveria poucos peritos para dar conta do serviço. Toinho de Eugênio informa que, se for revogada a portaria, as identidades confeccionadas em Petrolândia de fevereiro de 2017 até agora serão entregues rapidamente, mas se a determinação continuar em vigor, não há previsão para o recebimento dos documentos.                  

Os vereadores Toinho e Eudes afirmam que o assunto deve ser levado ao conhecimento do prefeito Ricardo Rodolfo, para ele articular com os deputados votados em Petrolândia que intervenham junto ao governador Paulo Câmara, a fim de resolver a questão em benefício dos munícipes, prejudicados com a longa espera para receber um documento essencial ao exercício da cidadania.

Ver abaixo a reprodução dos documentos emitidos pelos vereadores e pelo ITB.




Nenhum comentário:

Postar um comentário