terça-feira, março 28, 2017

Paulinho Tomé cobra solução para falta d'água em Tupanatinga


O deputado Paulinho Tomé (foto) foi à tribuna da Assembleia nesta terça-feira (28) para cobrar da Compesa uma solução para o problema da falta d'água em Tupanatinga. "Nossa cidade, que fica sobre um grande lençol freático, é responsável pelo abastecimento de várias cidades da região, está há dez dias sem água. Todos os municípios que dependem do manancial de Tupanatinga estão com o fornecimento normal, menos a nossa cidade. A Compesa, que já foi acionada há vários dias, várias vezes, não resolve o problema", afirmou. Segundo o parlamentar, a Compesa informou que trata-se de um problema com uma bomba, mas já são 10 dias de reclamações e nenhuma solução. "Venho aqui para pedir ao presidente da Compesa, Roberto Tavares, que resolva esse problema. Porque o povo de Tupanatinga não quer desculpas e justificativas. Quer água nas torneiras", destacou.

O parlamentar destacou, ainda, que está muito atento às questões ligadas à seca, pois vem de uma família que trabalha com agricultura e pecuária e conhece de perto a importância da água para o homem do campo. Tomé falou da importância das ações do Exército Brasileiro de carros-pipa e perfuração de poços, mas que é preciso de soluções eficazes e permanentes para a seca.

"Segundo a Casa Militar de Pernambuco, dos 185 municípios pernambucanos, 126 estão em estado de emergência por conta da seca. E de acordo com a Compesa, destes 126 municípios, 31 já entraram em colapso - 323 mil pessoas sofrendo com o flagelo da seca. E tem mais: 37 municípios estão em pré-colapso. A situação é muito séria, pois estamos falando da maior seca dos últimos 60 anos", disse.

Paulinho Tomé enfatizou que as ações contra a seca devem ser constantes, responsáveis e eficazes, que não dá para contar com a chuva para resolver o problema - porque mesmo que elas venham as barragens estão vazias. "É preciso perfurar poços, construir cisternas parar armazenamento, levar carros-pipa para a população enquanto as obras da transposição do São Francisco e da Adutora do Agreste não são concluídas e comecem a atender o povo, é preciso realmente dar a devida atenção ao problema", disse. "A seca, senhoras e senhores, é uma questão de todos nós. Não apenas enquanto deputados estaduais que somos, mas, também, enquanto sociedade", concluiu.

Assessoria de Imprensa deputado estadual Paulinho Tomé

Nenhum comentário:

Postar um comentário