terça-feira, novembro 29, 2016

Petrolândia/Tacaratu: Quilombolas da Borda do Lago participam do Festival Quilombola em Salgueiro




No último sábado (26), a comunidade quilombola Borda do Lago participou do encerramento da semana da consciência negra e do encontro estadual do CAR (Cadastro Ambiental Rural), evento com a participação de mais de 76 comunidades quilombolas de todo o estado de Pernambuco. O Festival Quilombola 2016 foi realizado na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, em Salgueiro. Na oportunidade, Cícero Abraão, conhecido como Neguinho, da Agrovila 4 da Reta, recebeu das mãos do representante da Ecooterra, Diego, o título do CAR Quilombola.

Estiveram presentes no festival quilombola e no encontro estadual do CAR Quiolombola, a sra. Bernadete, da Secretaria do Meio Ambiente, Gabi e Yris, representantes do Ministério do Meio Ambiente, professor André do Araripe, SDSCJ, Bárbara, da Ecooterra, e anfitrião da comunidade Conceição das Crioulas, Antônio Crioulo.

A programação incluiu apresentações culturais das comunidades quilombolas de Afrânio, Tiririca, Carnaíba, Quilombo Águas do Velho Chico (da amiga Ingrid), Conceição das Crioulas, Estrela de Garanhuns e também apresentação do grupo quilombola Borda do Lago, o grupo Negros de Betinho, de Petrolândia/Tacaratu.

Houve ainda a belíssima apresentação do grupo de maracatu Nação Tupinambá, da cidade do Recife, além de bandas de forró. O festival foi animado também pela banda Negrada Forrozeira, do amigo Alexandre, da comunidade quilombola Caatiguinha do Quilombo Águas do Velho Chico.

Pelo apoio para participar do Festival Quilombola 2016, a comunidade quilombola Borda do Lago agradece à Prefeitura Municipal de Petrolândia, ao prefeito Lourival Simões, a dona Socorro Simões e ao vereador Sílvio, que nunca deixaram de apoiar os quilombolas e o grupo Negros de Betinho.

Ver todas as fotos>Encerramento da Semana da Consciência Negra em Salgueiro

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: João Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário