terça-feira, junho 28, 2016

Codevasf realiza Cadastro Ambiental Rural de perímetros públicos em Pernambuco

Divulgação/Codevasf

A Codevasf, por meio da 3ª Superintendência Regional em Petrolina (PE), concluiu o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos perímetros públicos de irrigação sob sua jurisdição em Pernambuco. De acordo com o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Companhia, Alberto Tabosa, foram cadastrados quase 2500 lotes.

Considerado instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização e gestão ambiental de propriedades e posses rurais, o CAR consiste em um levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APPs), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública. O objetivo é traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. “Nossos levantamentos apontam que temos uma área de mais de 11 mil hectares de reserva legal nos perímetros irrigados Senador Nilo Coelho, área Maria Tereza, Pontal e Bebedouro”, afirma Tabosa.



A Codevasf em Pernambuco cadastrou todos os lotes pertencentes a perímetros públicos que tivessem até 220 hectares. Entre os benefícios desse cadastramento estão: possibilidade de regularização das APPs e/ou Reserva Legal; suspensão de sanções; obtenção de crédito agrícola; contratação do seguro agrícola; dedução das áreas de preservação permanente; de reserva legal e de uso restrito; linhas de financiamento e isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos. O prazo para cadastramento segue até o final de 2017. Quem não tiver o número de recibo do CAR não poderá realizar financiamentos bancários para seu lote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário