terça-feira, junho 28, 2016

Escritório sustentável reduz impactos ao meio ambiente

Ações, como técnicas de arquitetura, e o menor desperdício de água e energia reduzem o impacto causado ao meio ambiente. 

Nunca se falou tanto em sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e às questões sociais como nos dias atuais. Enxergando a real necessidade de o tema estar em pauta, não somente nas ruas, mas também dentro das empresas, algumas delas já começaram a adotar medidas que contribuem com o ecossistema do nosso planeta e o desenvolvimento da sociedade.

“Hoje, nós - como empresas ou cidadãos - temos total responsabilidade do que acontece lá fora. E podemos trabalhar com práticas políticas que causem menor impacto além de gerar mais economia”, afirma Andrea Giugliani, sócia da Giugliani Advogados. O escritório jurídico que atende todo o país começou a conscientização desde a sua estrutura até no dia a dia dos colaboradores, e ano após ano é gerado um relatório do andamento e dos impactos dessas ações.

Segundo pesquisas, o banheiro é o local campeão em desperdício de água, já que representa 60% do consumo, sendo que somente o vaso sanitário é responsável por 25% do gasto. Em um edifício, esse número pode chegar a corresponder a 70%. No escritório de Giugliani, foi elaborado um reservatório subterrâneo “ecoflush” (ajustado à norma da ABNT NBR 15.097/04, e que fixa o consumo máximo de 6 litros por descarga). Através dele são captadas e armazenadas água da chuva. Dentro das bacias, há uma garrafa PET de 500mL cheia de água, que auxilia a reduzir o consumo. Sem as medidas adotadas, os gastos seriam de 172.800 litros de água potável, mas com elas, os gastos foram de 96 mil litros. Com água de reúso, foram consumidos 43.200 litros.

9 x 4 = 36
(nr. pessoas equipe) (descargas/pessoa) (nr.descargas/dia)
5 x 36 = 180
lts/descarga (nr.descargas/dia) lts água/dia
180 x 20 = 3.600
lts água/dia nr. dias úteis/mês lts água/mês
3.600 x 12 = 43.200
lts água/mês nr. meses lts água/ano

Explicando o cálculo: consideramos a nossa equipe (média) com 9 colaboradores, sendo que pelas pesquisas cada pessoa que ingere cerca de 2 litros de líquidos por dia, necessita utilizar o banheiro de seis a oito vezes entre a manhã e a madrugada. Tomando a média, consideramos 7 vezes ao banheiro por dia. Dessas 7, consideramos 4 vezes ao longo do período de trabalho e considerando que cada descarga elimina de 3 a 6 lts/água por vez que foi impulsionada (sistema Dual Flush – econômico).

A iluminação também foi uma prática determinante no dia a dia do escritório, uma vez que o uso da iluminação natural é essencial para a vida do ser humano e da sua saúde. Existem diversos estudos que comprovam que ela colabora para um bem-estar maior e produtividade, já que precisamos da exposição à luz natural para ativar uma série de funções fisiológicas. Viver em um ambiente fechado e com iluminação artificial é provar mudanças de humor e comportamento, conhecido como Desordem Emocional Sazonal (Seasonal Affective Disorder – SAD).

O escritório utilizou as técnicas da arquitetura para priorizar a iluminação, através de claraboia, blocos de vidro nas salas e grandes janelas. As salas mais fechadas ainda contam com pequenos fechos de vidro e a utilização de lâmpadas LED, que representam uma economia de energia de 80%, e no escritório gerou uma diferença de R$ 116,48. Os edifícios comerciais correspondem a 45% da energia gasta no Brasil e, por isso, é de extrema importância que o tema seja levado a sério.

Além da questão da sustentabilidade, a Giugliani Advogados também realiza e faz parte de ações sociais, como arrecadação de alimentos não perecíveis, arrecadação de brinquedos para crianças carentes e a participação ao lado de ONG’s de processos jurídicos totalmente gratuitos.

Para conhecer mais sobre a Giugliani Advogados, acesse www.giugliani.com.br

Ascom Giugliani Advogados

Nenhum comentário:

Postar um comentário