
Por ICN Notícias
Os números indicam uma recuperação da imagem do presidente em meio ao acirramento da política internacional, especialmente após o anúncio das tarifas de 50% impostas pelo governo de Donald Trump contra produtos brasileiros.
Diante desse cenário tenso, sob a ameaça do tarifaço norte-americano, a condução do governo foi vista como acertada por parte expressiva da população: 44,8% consideram que a reação do Brasil às medidas de Trump foi adequada, enquanto 27,5% julgam que foi agressiva e apenas 25,5% a classificam como fraca.
Outro dado relevante é que 47,9% dos entrevistados afirmam confiar na capacidade de negociação internacional do governo brasileiro, frente a 38,8% que não confiam. Os números indicam apoio popular às estratégias diplomáticas adotadas pelo Itamaraty e pelo próprio presidente Lula na tentativa de reverter os efeitos das tarifas e preservar o mercado externo brasileiro. Esse respaldo se dá num momento em que a maioria dos brasileiros (62,2%) vê como injustificada a decisão dos Estados Unidos de sobretaxar produtos brasileiros. Apenas 36,8% consideram as tarifas justificadas.
De acordo com o presidente norte-americano Donald Trump, o Brasil estaria promovendo uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com a condução da investigação que está em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), por tentativa de golpe de Estado.
Nesse contexto, cresce também a percepção de ameaça à soberania nacional. Segundo a pesquisa, 50,3% dos entrevistados veem as justificativas norte-americanas como uma ameaça à soberania do Brasil.