sexta-feira, maio 27, 2016

Termina neste sábado a 26ª edição da Feira da Agricultura Irrigada em Petrolina

A Codevasf tem estande no evento com participação, estimada pela Coordenação, de mais de 50 mil pessoas. Feira termina neste sábado (28).

Iniciada na última quarta-feira (25), no Centro de Convenções de Petrolina, a 26ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) termina amanhã (28). A coordenação do evento estima público de 50 mil visitantes até o encerramento do evento.

“Por que Petrolina é tão diferente de outras cidades?”, indagou o prefeito Julio Lóssio na abertura oficial da Fenagri 2016, na noite de quarta. “Porque o que temos aqui de diferente é o modelo de irrigação instalado. Aqui se instalou lotes para pequenos, médios e grandes produtores. E isso criou em nossa cidade uma classe média consolidada, que exige melhores hospitais, praças, escolas e que levou à chegada de uma universidade federal”, respondeu ele mesmo.

Lóssio abriu a 26ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) acompanhado de deputados federais e estaduais, secretários do município, representantes das instituições parceiras e dos apoiadores do evento. O vice-prefeito licenciado e deputado federal, Guilherme Coelho, elogiou a força que a Fenagri tem no Vale e falou sobre a previsão de investimentos para a cidade. “Pernambuco hoje, pode-se dizer, tem quatro ministros de estado em pastas muito importantes, como da Educação, Defesa, Minas e Energia e o Ministério das Cidades. Isso nos responsabiliza a fazermos ações que, cada vez mais, tragam investimentos para nossa região, mais recursos e mais desenvolvimento”, disse.

A programação dos quatro dias da Feira incluiu um seminário sobre legislação e agroindústria do Vale do São Francisco abordará as bases legais para a expansão de mercado; quatro minicursos de alimentos nativos para ensinar os visitantes a elaborar licor, doces e sorvetes regionais. Em outros espaços da Fenagri 2016, estão a Vila da Agricultura Familiar e o Encontro de Negócios, espaço para acordos comerciais entre agricultores familiares e supermercados da região. O evento ocupa uma área de 10 mil m² e está aberto à visitação gratuita no horário de 17h às 22h.

A Fenagri se consolidou nos últimos 26 anos como a principal vitrine do agronegócio do país, segundo a organização, porque concentra todas as categorias do segmento. “O produtor vem procurar máquinas, implementos agrícolas, insumos e tecnologias. O acadêmico e pesquisador vêm participar dos seminários, palestras e debates sobre a agricultura. Ou seja, a Feira procura envolver todos os setores”, comenta a coordenadora de comercialização do evento, Nelbe Maria Feire.

Fenagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário