sexta-feira, abril 01, 2016

Primeiro laboratório de gás natural de PE é inaugurado em Escola Técnica no Recife

Laboratório beneficiará os estudantes dos cursos de Mecatrônica, Logística, Química e Mecânica

A Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), localizada em Recife, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (31), o primeiro laboratório de gás natural instalado em uma escola da rede pública estadual. A parceria entre a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e a Secretaria de Educação do Estado, visa permitir a capacitação de professores e estudantes dos níveis médio e técnico da instituição.

Em média, 800 estudantes dos cursos de Mecatrônica, Logística, Química e Mecânica serão beneficiados com o laboratório. A capacitação será voltada para operação e manutenção de redes de distribuição de gás natural onde será possível trabalhar a teoria das disciplinas de forma prática.

Para o secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, o objetivo é fortalecer o processo de formação dos estudantes. “Essas parcerias têm como objetivo oportunizar aos educandos um ingresso no mercado de trabalho de forma mais capacitada, tornado eles aptos para qualquer desafio, além de ser uma grande troca de experiência”, pontua.

O laboratório abriga uma rede em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), Estação de Redução de Pressão (ERP), duas estações de Redução de Pressão e Medição (ERPM), Conjunto de Regulação e Medição (CRM) e máquina para solda em PEAD. O presidente da Copergás, Décio Padilha, explica que esse sistema é similar aos equipamentos que servem para a indústria, o comércio e as residências. “Esse laboratório otimizará o conhecimento da distribuição de gás, desde o seu recebimento até a distribuição”, fala.

Com a inauguração do laboratório, os estudantes conhecerão mais sobre as centrais necessárias para a distribuição do gás. “Essa parceria visa dinamizar os cursos, sendo uma ferramenta importante de formação na qualificação dos estudantes da ETEPAM. Além disso, o laboratório surge como uma fonte de conhecimento aprofundado e oportunidade de integração no mercado de trabalho”, diz Sandra Domitilia gestora da instituição.

Participaram também do evento de inauguração o assessor institucional da Copergás, Marcelo Barrados, o assistente do presidente, Hubert Hirschle, o coordenador de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Camelo Delgado e o coordenador de Novos Negócios, Manoel Henrique, além do secretário executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, Neuza Pontes, professores e coordenadores da instituição.

SEI-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário