sexta-feira, fevereiro 26, 2016

Câmara de Petrolândia divulga resumo da Sessão Ordinária realizada em 24/02/2016




A Sessão Ordinária realizada no último dia 24 de fevereiro do corrente ano, teve início com uma belíssima homenagem aos senhores Cecídio Rubens da Silva e Hidelbrando Menezes, através de histórias emocionantes contadas pelas senhoras Paula Francinete e Leonor Sá, além do merecido reconhecimento a estas pessoas de biografias respeitosas e com as nomeações do Centro Cultural e Auditório Municipal.

Em seguida, a senhora Maria Eunice, moradora da Agrovila 01-Bloco 01, representando os moradores desta e principalmente pais de alunos, relatou a ausência do transporte escolar por duas semanas, prejudicando os alunos e colocando em risco a exposição de outros que estudam em escolas mais distantes e o ônibus os deixam na rodoviária da cidade para que de lá se dirijam para a Escola Francisco Simões de Lima. Nessa ocasião o Vereador e Presidente da Casa, Fabiano Marques, se dispôs para juntamente com os colegas vereadores prepararem documentação solicitando informações sobre o caso relatado, bem como as devidas providências, sendo encaminhado o referido ofício, o mais breve possível.
Na sequência, o Vereador João Vicente parabenizou as homenagens feitas, comunicando sua ausência no decorrer da Sessão, por motivos superiores.

O Vereador Eudes Fonseca também cumprimentou as famílias e amigos dos homenageados, assim como parabenizou a indicação do colega José Luiz (Zé Pezão) e a iniciativa da Senhora Maria Eunice em se posicionar em nome de vários alunos e pais de alunos. Na linha de agradecimentos, registrou a importância da inauguração de duas escolas municipais (núcleos), sendo nomeadas com homenagens aos senhores José de Carvalho Alcântara e João Rodrigues de Almeida, além da ampliação de mais duas escolas no Limão Bravo, buscando a melhoria na educação do Município.


O Vereador Sílvio Rogério fez uma breve explanação com base nas abordagens anteriores, parabenizando as famílias dos homenageados e o atual Gestor Municipal pelas obras realizadas nas escolas para benefício da população.

José Luiz relatou sua tristeza com alguns descasos na cidade, citando as condições na área da educação quando, ano passado, o problema foi a falta de merenda e este ano a questão dos ônibus. Indagou ainda algumas falhas no que se refere a oferecer o melhor para a população, ocasião em que apresentou indicação solicitando recuar calçada que está causando transtornos para motoristas de caminhões e riscos para pedestres que transitam pela referida calçada.

A Vereadora Maria do Socorro expressou um grande carinho pelas famílias homenageadas e representadas pelas senhoras Paula Francinete e Leonor, e a importancia dos nomes de Cecídio e Hidelbrando para centro cultural e Auditório Municipal. Expôs seu reconhecimento pela construção das duas novas escolas, parabenizando o atual gestor. Aproveitou o momento para se colocar a disposição no sentido de colher informações sobre a ausência dos ônibus e demais questões levantas pela senhora Maria Eunice no início da Sessão.


O Vice-Presidente Carlos Alberto iniciou seu pronunciamento anunciando que não será candidato nas eleições 2016, lendo mensagem à todos os Petrolandenses.

"Caros Petrolandenses: Com minhas cordiais saudações, gostaria de externar a todos os petrolandenses o meu carinho, respeito e admiração, bem como agradecer todo o apoio a mim destinado, ao longo desses 16 anos de mandato parlamentar. Na condição de petrolandense nato, com raízes sertanejas, sempre almejei atuar politicamente, visando condições de melhorias e vida digna à população. Cresci nesta cidade, fiz e faço parte da sua história, acompanhei o desenvolvimento, as dificuldades e as vitórias do nosso povo, e com ele sofri, e também me alegrei, quando as circunstâncias se apresentavam. É de conhecimento de todos que o vereador tem suas limitações, e que, infelizmente, não pode fazer tudo o que deseja para suprir as necessidades e carências do povo que o elegeu. No entanto, dentro dessas limitações, sempre busquei fazer o melhor, apresentando Projetos, Indicações e também aprovando expedientes que eram de interesse da população, pois sabia que estavam confiando em mim, para representá-las junto a esta Casa Legislativa. Hoje, informo oficialmente que não serei mais candidato nas eleições que se aproximam, no entanto, jamais deixarei a vida política, de ser militante do meu Partido, e estar à frente do interesse da nossa população.


Ainda assim, estarei apoiando Candidato a Prefeito e Vereador, que assim como eu, é comprometido e voltado às questões inerentes ao Município de Petrolândia, e que certamente dará continuidade ao meu trabalho. Isto posto, agradeço mais uma vez a todos aqueles que, fielmente, me acompanharam ao longo desses 16 anos de mandato e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram no cumprimento dessa trajetória política.

Saliento ainda que será elaborado, posteriormente, um relatório com todas as minhas atividades parlamentares inerentes aos mandatos cumpridos, eternizando assim o legado político vivenciado durante esses 16 anos de exercício legislativo. (Carlos Alberto Araújo Correia)


Raimundo Paulo Lacerda (Noca) lembrou com muito apreço das pessoas homenageadas com quem tem grandes e boas recordações. Em seguida, o Vereador manifestou sua grande admiração pelo colega Carlos Alberto, anunciando que assim como ele, também não irá concorrer a um novo mandato, porém ciente de que seu envolvimento político continuará no seu contexto de vida. Lamentou a situação dos alunos prejudicados pela ausência de ônibus, e que espera as melhorias buscadas pela população.


O Vereador Jorge Viana iniciou seu pronunciamento parabenizando as homenagens feitas, e em seguida dirigindo-se à Vereadora Dona Santa, argumentando que a ausência dos ônibus não está acontecendo por falta de recursos, como a Vereadora relatou, mas sim por falta de comprometimento, uma vez que o FUNDEB tem repassado o dinheiro de maneira regular. Nessa ocasião, contestou o Vereador Juarez Patriota no tocante à taxa de iluminação (tema debatido em Sessão anterior), assim como à construção das escolas que foram inauguradas pela gestão municipal, mas que não se deve alimentar a ideia de que foi com recursos do município, dirigindo parte de suas palavras para o atual Prefeito do Município.


O Vereador Rogério Novaes também lembrou de histórias divertidas que somam-se com as muitas lembranças do senhor Cecídio, e apesar de não ter conhecido o senhor Hidelbrando, confessa ter ouvido bons relatos sobre ele. Com relação aos ônibus, o Vereador relatou que em novembro de 2015, o Prefeito se comprometeu a entregá-los ao Governo do Estado devido a dificuldade em manter a manutenção destes, porém existe uma grande necessidade de consertar as estradas que estão em péssimas condições para proporcionar melhor acesso desses ônibus. Falou sobre a importancia da manifestação para que problemas sejam resolvidos, e o papel do Vereador juntamente com a população em cobrar e exigir por melhorias e condições dignas para o Município. O Vereador aproveitou para explanar vários temas como taxa aumento na taxa de luz e melhoria na qualidade dos serviços, problemas com serviços do carro limpa-fossa, educação, saúde, a criação dos dois núcleos (escolas) que não é nada mais que uma obrigação do atual Gestor sabendo da doação do prédio da antiga Escola Agropecuária para o funcionamento do IFI, ou seja, com a doação do prédio, as salas já construídas foram trocadas por novas salas e nada mais, tratando-se de uma reposição para os alunos retirados da antiga escola. Finalizou seu pronunciamento com palavras de agradecimento ao vereador Carlos Alberto pelos serviços prestados durante seus mandatos e parabenizando-o pela história que veio construindo ao longo de sua trajetória. Palavras usadas também para o Vereador Noca (Vereador com mais mandatos no Município).


Assim como os demais colegas Vereadores, Juarez Patriota lamentou o fato do Vereador Carlos Alberto não disputar mais a próxima eleição, da mesma maneira que o Vereador Noca. Parabenizou o Gestor do Município pelas obras realizadas no valor aproximado de 3.000.000,00 (Três milhões de reais) na construção de duas escolas. Respondendo as abordagens sobre a taxa de iluminação pública, segurou seu pronunciamento da Sessão anterior em que reconhece o erro que houve na cobrança citada, mas que já foi revista.


Ao final da Sessão, o Presidente da Casa, Fabiano Marques expressou uma enorme admiração pelos vereadores Carlos Alberto e Raimundo Paulo, demonstrando muito carinho e respeito pelos colegas. Comentou sobre a questão dos ônibus escolares e questionou os vereadores presentes quem estaria a disposição para assinar ofício solicitando informações e providências. Relatou sobre a Audiência Pública realizada no Bairro Nova Esperança sobre a falta de água, que como retorno está tendo grandes possibilidades de solucionar o problema, e que a prefeitura enviou um Projeto que foi devolvido para ajustes e possivelmente será posto em prática. Finalizou afirmando que não irá deixar de assinar qualquer Projeto que seja vontade da população, e não se sente intimidado a assinar contra a vontade do povo.

>Veja as fotos no Facebook da Câmara Municipal de Petrolândia
Informações/fotos: Ascom Câmara Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário