sexta-feira, fevereiro 26, 2016

Simpósio científico é destaque em reunião entre CBHSF e Univasf


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco oficializou na última quarta-feira (24.02), em Brasília, o desejo de ter a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) como instituição sede das atividades previstas para o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), a ser realizado de 6 a 10 de junho, em Petrolina (PE). Na ocasião, um termo de cooperação técnico foi firmado entre o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o coordenador da Câmara Consultiva Regional Baixo São Francisco, Melchior Nascimento, e o reitor da universidade, Julianeli Tolentino.

O evento tem a intenção de reunir pesquisadores e estudos técnico–científicos relacionados à bacia do São Francisco, especialmente em áreas críticas como a governança, a dimensão social, a qualidade e quantidade da água, além da degradação de áreas ambientais. “Ao final, queremos construir o estado da arte do conhecimento em um documento que servirá como norteador das futuras ações do Comitê, assim como ser um embrião para a busca de novos pesquisadores e seus estudos”, explicou Renato Garcia Rodrigues, coordenador geral da comissão organizadora do Simpósio.

Para o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o objetivo inicial sempre foi se aproximar da classe acadêmica. “A gestão do meio ambiente não se faz sem o conhecimento. É papel do Comitê estimular, e queremos fazer isso”, lembrou. O reitor da Univasf destacou que “o empenho de todos trará bons resultados, garantindo não só a visibilidade das instituições acadêmicas envolvidas no processo, mas sobretudo do rio São Francisco, disse. A previsão é que cerca de 700 pessoas se envolvam no evento, entre professores, acadêmicos e estudantes.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Assessoria de Comunicação CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário