quarta-feira, janeiro 20, 2016

Petrolândia: Sementes, empresa de ATER, implanta projeto 'Adote uma Árvore' com plantio de árvores nativas na Orla


Equipe do Núcleo de Petrolândia da Sementes, empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, implantou o projeto 'Adote uma Árvore' (Fotos: Sementes/Divulgação)




A equipe técnica do núcleo operacional da Sementes, empresa de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em Petrolândia, vem tomando medidas para melhorar a qualidade de vida da população da região de Itaparica, com ações direcionadas não somente para os assentados. A Sementes, com o objetivo de contribuir de forma significativa com o desenvolvimento da região, tem procurado parcerias para identificar e atender às necessidades locais. Com este compromisso, a equipe teve a iniciativa de iniciar o reflorestamento na Orla de Petrolândia, com mudas nativas de espécies da região, adaptadas e resistentes ao clima.

Áreas verdes urbanas contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população de várias maneiras, assim, com esta ação, a equipe da Sementes espera contribuir com os petrolandenses para a recuperação do meio ambiente, costumeiramente ignorado e degradado.

O intuito da Sementes, além de reflorestamento e arborização urbana, é também apresentar à população petrolandense e de toda a região, visitantes da Orla da cidade, as diversas espécies de árvores nativas, proporcionando às famílias - um pouco mais adiante, no futuro - um ambiente mais agradável para se confraternizarem e que, também, sirva de estímulo para outras pessoas e empresas tomarem iniciativas tão importantes quanto esta.

Já estão plantadas 13 mudas de árvores nativas: mulungu (Erythrina mulungu), caraibeira (Tabebuia caraiba), angico vermelho (Anadenanthera macrocarpa (Benth.), angico (Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan), pau-ferro (Caesalpinia leiostachya), pau d'arco (Tabebuia serratifolia (Vahl) Nich.), mororó (Bauhinia ungullata), umburana de cheiro (Amburana cearenses), umbu (Spondias tuberosa Arruda), pitomba (Talisia esculenta), aroeira (Schinus terebinthifolius), angico monjolo (Piptadenia gonoacantha (Mart.) e ipê roxo (Handroanthus impetiginosus).

O objetivo da empresa é chegar a 15 (quinze) mudas plantadas na Orla, número idêntico ao quadro de funcionários do Núcleo da Sementes em Petrolândia. Assim, cada funcionário irá cuidar diariamente de sua árvore. 

As mudas do projeto Adote uma Árvore, implantado pela empresa de ATER Sementes foram adquiridas no Viveiro Florestal de Xingó, mantido por DMA/CHESF e AGROsig.

O reflorestamento é de extrema importância ecológica e um município bem arborizado, com árvores nas calçadas e áreas verdes, torna-se um ambiente mais agradável para se morar. As árvores não só atenuam o calor do sol, mas também absorvem ruídos e melhoram a qualidade do ar, pois proporcionam um ambiente mais úmido. Além disso, vários estudos já comprovaram a contribuição da arborização na saúde mental da população, pois proporcionam ambientes de inigualável beleza, agradáveis aos sentidos e ao lazer.

Ver mais fotos>Sementes ATER realiza reflorestamento na Orla de Petrolândia

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da Sementes

Nenhum comentário:

Postar um comentário