terça-feira, dezembro 08, 2015

Vereador Agnaldo Meira agradece a Juazeiro o sucesso da audiência pública sobre São Francisco


O Vereador Agnaldo Meira PC do B), na sessão ordinária desta segunda-feira (07/12), ocupou a tribuna da Câmara para agradecer à Mesa Diretora, Vereadores, prefeitos e vereadores de cidades vizinhas, deputados estaduais e federais, autoridades e dirigentes de órgãos estatais, imprensa e a comunidade que participou da audiência pública, proposta por ele, realizada na última sexta-feira sob o tema “Revitalização da Bacia Hidrográfica da Bacia do São Francisco, Potencialidades e Crise Hídrica”.

Para o vereador a presença do Senador Oto Alencar (PSD) com “uma grande participação, com conhecimento do que é toda a bacia hidrográfica do São Francisco, desde o Oeste da Bahia, região de Correntina, Barreiras, Luis Eduardo, mas também na região de Minas Gerais, desde a nascente do São Francisco”, elogiando o projeto de lei do Senador que tramita no Senado.

Relembrando trechos da exposição do Senador Oto Alencar, Meira reforçou a necessidade do envolvimento da comunidade, do governo federal, estaduais e municipais para a urgente necessidade de revitalização. Reitero aqui o que disse o Senador, que conheceu o Rio São Francisco em 1972 e que estuda o rio há mais de dez anos: “O Velho Chico pode ser um rio temporário no futuro, este é o alerta do Senador”.

“De acordo com Alencar, atualmente 28 milhões de toneladas de sedimentos caem no rio, há 20 anos atrás eram 8 milhões de sedimentos – areia, hoje são 28 milhões de sedimentos”, completou. Segundo o senador, o mar já entrou 12km no rio – “já morreram quase metade de todas as nascentes que produzem a água do Rio São Francisco, quase 40% das nascentes. Temos que trabalhar na revitalização do rio”.

Aprovado o Projeto de Lei proposta pelo Senador Otto, todas as bacias hidrográficas não terão nenhuma interligação, nem transposição. A audiência contou com a presença dos deputados federais Daniel Almeida (PCdoB/BA), José Carlos Araújo (PSD/BA); estaduais Crisóstomo Lima (PCdoB) e Roberto Carlos (PDT), prefeitos Isaac Carvalho – Juazeiro, Carlos Brandão – Curaçá, Luiz Vicente Berti –Sobradinho.

Assessoria da Câmara Municipal de Juazeiro-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário