quinta-feira, novembro 26, 2015

Vazão de Sobradinho será mantida em 900m3/s, mas pode sofrer nova redução

Um novo encontro foi agendado para o dia 15 de dezembro, também na sede da ANA (Foto: Assessoria/CBHSF)

Em nova rodada de discussão na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília,nesta quarta-feira (25.11), ficou acordado que a vazão defluente da usina hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, permanecerá até o dia 20 de dezembro a 900m3/s. Após essa data, será feita a redução para os 800m3/s.

Presente à reunião, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, mostrou-se preocupado com a decisão. “Nosso preocupação inclui também o parâmetro da qualidade da água, e aqui estão sendo utilizados apenas os parâmetros da quantidade”, disse, ao lembrar o recente aparecimento de uma mancha de algas no lago de Xingó, no Baixo São Francisco, em decorrência das medidas restritivas, inviabilizando a distribuição de água em municípios de Alagoas.

Miranda reafirmou ainda a posição do Comitê de “considerar o adiamento de qualquer decisão sobre novas reduções pelo menos até o fim do período úmido, entre os meses de março e abril”, opinou.

Um novo encontro está agendado para acontecer no dia 15 de dezembro, também na sede da ANA, quando serão avaliados os cenários climatológicos para os próximos meses. Caso ocorra uma maior incidência de chuvas, existe a possibilidade de a decisão ser adiada. O reservatório de Sobradinho possui atualmente capacidade hídrica de apenas 1,65%, pior nível da sua história. Em 2013, foram iniciadas as reduções nas vazões defluentes da barragem.

Durante a sessão de hoje em Brasília, ficou definido também que o reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, operará já no início de dezembro com 400m3/s. A usina vem liberando 500m3/s desde a última resolução da ANA.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário