quinta-feira, novembro 26, 2015

Jovens indígenas da etnia Kariri Xocó participam de capacitação promovida pela Codevasf

Foto: Divulgação Codevasf

A melhoria da qualidade de vida da população rural é um dos objetivos do Projeto Amanhã, iniciativa da Codevasf que busca inserir jovens no mercado de trabalho. Trinta jovens indígenas da etnia Kariri Xocó, que vivem no município de Porto Real do Colégio (AL), estão sendo beneficiados pelo projeto. Eles participam de curso sobre princípios básicos de piscicultura. Rosevânia Silva é uma das participantes. Ela destaca a importância da atividade para a aldeia indígena.

“A devastação que está ocorrendo na natureza, com o desmatamento e o rio São Francisco secando, está trazendo muito prejuízo, pois o índio sobrevive de pesca e caça. Então, a piscicultura já é um meio para gente poder crescer e ter algo para se manter e suprir nossas necessidades”, afirmou.

Rawanã Marcelino dos Santos também é um dos jovens indígenas que participam da capacitação. Para ele, o curso é uma oportunidade de geração de renda para a tribo. 

“Pretendo no futuro ser um um criador de peixes para eu alimentar minha família, meus filhos e meus irmãos que convivem comigo na tribo”, revelou o jovem Kariri Xocó.

A coordenadora regional do Projeto Amanhã na Codevasf em Alagoas, Carla Pinheiro, anuncia a programação do projeto para o ano de 2016. “Existe uma programação montada a partir de demandas com cursos de piscicultura, além dos cursos de tratorista, ovinocaprinocultura, informática, além do curso de mecanização agrícola, que é novo e uma demanda emergente por conta das máquinas agrícolas que a Codevasf repassa para associações e cooperativas da região”, apontou.

Os cursos estão sendo ministrados no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e de Aquicultura de Itiúba localizado em Porto Real do Colégio.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário