quarta-feira, novembro 18, 2015

Petrolândia: Agentes de Desenvolvimento capacitados pelo Sebrae/PE apresentam plano de ação 2015/2016


No final do mês passado, na sala de reunião da Prefeitura de Petrolândia, foi realizado encontro de extrema importância para os segmentos público, privado, institucional, bancário e empresarial, com a finalidade de apresentar o planejamento de ações sugeridas pelos agentes de desenvolvimento do município, capacitados pelo Sebrae-PE. Na reunião, foi sugerida a parceria em busca da gestão de impactos fundamentada na estratégia de desenvolvimento.

Na oportunidade, foram apresentados os Agentes de Desenvolvimento, profissionais que, de acordo com a legislação, têm a atribuição de articular ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial.

O Agente desempenha papel importante de coordenação e continuidade das atividades para desenvolvimento sustentável do município, juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.

Os ADs são nomeados pelas prefeituras de todo o país e hoje já são mais de 1700 em atividade. O SEBRAE é a grande instituição responsável pela capacitação e manutenção das informações desses agentes.



No encontro, foram apresentados índices e dados das atividades econômicas das MPEs (micro e pequenas empresas), foi vista a questão da implementação da lei geral da pequena e microempresa (Lei 123/2006), Lei 128/2008, e a mais nova, atualizada e revista, com base na Lei Complementar 147/2014, que é a maior política pública em prol dos pequenos negócios.

Também houve apresentação sobre a importância do Microempreendedor Individual (MEI) e o que é necessário para a formalização, como informação, capacitação, impressão de boleto, consulta na CDL, Junta Comercial, Balcão do Empreendedor, com linhas de crédito, todo o sistema S do SEBRAE em atividade plena, biblioteca rica em material para preparar o empreendedor com acesso a qualquer pessoa e muito mais, tudo isso funcionando num mesmo ambiente que fica na SEDETUR, a Sala do Empreendedor.

Com base na Lei Geral, foi apresentado o Planejamento de Ações 2015/2016, com 4 eixos principais: o poder do uso de compras, desburocratização, microempreendedor e Agente de Desenvolvimento.

O Agente de Desenvolvimento ainda tem muito trabalho pela frente, pois estarão diagnosticando as MEI, MPEs, EPPs, montando relatório, criando plano de trabalho, promovendo campanhas para atrair o empreendedor formal e informal, mapeando em quadras, agrovilas, Entre-Serras e sítios os empreendedores, e buscando apoio e incentivo para o agricultor rural, piscicultor, coconicultor, caprinocultor, apicultor e demais produtores.

Muitas ações serão desenvolvidas e a satisfação de cada Agente de Desenvolvimento é ver seu município cada vez melhor para se viver.

Informações:
SEDETUR – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo na Auspício Valgueiro Barros, 47, 1º andar do Cartório de Notas, no centro de Petrolândia.

Agentes de Desenvolvimento de Petrolândia: Silvânia França, Hislaine Menezes, Albaniza, Eliane, Rogério Viana, Jacirlene Barbosa e Fernando Leme.

Para ver fotos, clique>Reunião empresários, Sebrae e ADs empreendedores de Petrolândia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia e Sebrae/PE
Fotos: Sedetur

Nenhum comentário:

Postar um comentário