sexta-feira, novembro 06, 2015

Olimpíada do Conhecimento é realizada com sucesso em Recife

Atividade inédita na rede municipal de ensino do Recife reuniu mais de 1.300 estudantes (Fotos: Luciano Ferreira)

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Recife, participaram na terça-feira (03), da Olimpíada do Conhecimento, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Paulo Freire, na Madalena. A ação é fruto da parceria entre Prefeitura de Recife com o Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, e foi realizada pela primeira vez na cidade.

Mais de 1.300 estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram do evento, que teve como objetivo a mobilização dos educandos para a Prova Brasil, como é popularmente conhecida a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), exame nacional aplicado em novembro.

O prefeito Geraldo Julio prestigiou o aulão, acompanhado do secretário municipal de Educação, Jorge Vieira, e destacou aos alunos o esforço da sua gestão para melhorar os indicadores da educação nas escolas. "Estamos trabalhando para que vocês possam ter um futuro, escolhendo a profissão que querem seguir e disputando vagas no mercado de trabalho. Esse é um dia de motivação, preparação e conteúdo. Mais na frente, vocês vão fazer o Enem e para isso é importante estudar desde cedo. A Prova Brasil é o início desse processo", afirmou o prefeito.

O professor Pedro Paulo Costa conduziu as atividades, de forma lúdica e interativa, usando diversos recursos para abordar os conteúdos das áreas de Português, Matemática e Ciências. "Um dos nossos desafios é fazer vocês saírem daqui lendo melhor. Ler é ver o que antes não se via. É lendo que nós conhecemos o mundo à nossa volta", ensinou. A dinâmica da aula incluía o uso de músicas conhecidas dos alunos para fixar os conteúdos. A partir da letra de "Meteoro da Paixão”, de Luan Santana, por exemplo, o professor destacou as palavras "raio" e "trovão" para introduzir o estudo dos fenômenos meteorológicos.

A metodologia agradou aos estudantes. "As músicas foram a melhor parte, além dos desenhos animados", disse Carlos Henrique dos Santos Lopes, do 5º ano B da Escola Municipal da Guabiraba. "Foi muito legal, melhor do que eu esperava", complementou seu colega de sala Lucas André Batista da Silva.

SOBRE O APRENDE BRASIL – O Sistema de Ensino Aprende Brasil é um produto da Editora Positivo desenvolvido para atender às escolas da rede pública de ensino básico, por meio da gestão das Secretarias de Educação. Aos conveniados, a solução educacional oferece Livros Didáticos Integrados da Educação Infantil ao Ensino Médio; o Portal Aprende Brasil, favorecendo a inclusão digital na educação dos municípios; Assessoria Pedagógica, que contribui para a formação continuada dos professores e implementação do sistema. Há, também, o SIMEB, que possibilita monitorar os resultados alcançados e desenvolver planos de ação, e o hábile, que realiza avaliações para verificar o desempenho dos alunos. Atualmente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em 2.300 escolas públicas, fazendo a diferença na vida de 490 mil alunos de mais de 245 municípios brasileiros.

SOBRE A EDITORA POSITIVO - Fundada em 1979, a Editora Positivo é especializada no segmento educacional e desenvolve livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários, com destaque para o Aurélio, o mais importante dicionário da língua portuguesa. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas particulares e públicas do Brasil e do Japão com os seus sistemas de ensino, livros didáticos e soluções educacionais. Na base de produção conta com um centro de pesquisas próprio no qual centenas de especialistas, das mais variadas áreas do conhecimento, prestam suporte e respaldo intelectual ao desenvolvimento das obras e novos produtos.

Mariana Simino/Assessoria de Imprensa Grupo Excom

Nenhum comentário:

Postar um comentário