sexta-feira, novembro 06, 2015

Seminário em Brejo da Madre de Deus discute impactos socioambientais dos parques eólicos em Pernambuco

Será lançada a Carta de Brejo da Madre de Deus sobre o tema. (Foto: Lúcia Xavier)

Diante do anunciado pelo Governo Estadual de que, em 14 municípios, 30 parques eólicos estão em fase de projeto ou construção, e cinco já em operação, um conjunto de organizações decidiu realizar um Seminário sobre os Impactos Socioambientais desses empreendimentos para Pernambuco. A atividade, que acontecerá em Brejo da Madre de Deus, no Agreste do estado, na próxima terça-feira (10), a partir das 8h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR), será aberto ao público.

A organização do evento está sob a responsabilidade da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Diocese de Pesqueira, Secretaria de Agricultura do município, STTR e Comitê de Bacia do Rio Capibaribe. Na programação, estão painéis que além de abordarem os impactos desses empreendimentos, discutirá questões como a legalidade jurídica desses parques, a legislação ambiental de Pernambuco e as experiências de outros estados. Ao final, será lançada a Carta de Brejo da Madre de Deus sobre esse tema. A atividade contará exposições de representantes da Igreja, de Organizações da Sociedade Civil, do Ministério Público, da Academia, do Governo do Estado e dos Trabalhadores Rurais.

As entidades destacam que, em outros estados, a falta de transparência e de uma discussão mais ampla com a sociedade sobre a implementação desses parques tem causado diferentes conflitos, provocando, inclusive, desemprego, estagnação econômica nos municípios, perda da soberania territorial dos povos e comunidades locais, o que vem comprometendo o modo de vida da população. A destruição ambiental e o risco para os mananciais de água são outros problemas identificados.

SERVIÇO
Seminário sobre os Impactos Socioambientais dos Parques Eólicos
Dia: 10 de novembro de 2015
Das 8h às 13h
Local: Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Brejo da Madre de Deus

Ascom FETAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário