quinta-feira, outubro 01, 2015

Mensagem da UVP no Dia do Vereador, 1º de outubro


Iniciar o mês de outubro é comemorar o dia do vereador, aquele que exerce função fiscalizadora no município e conhece de perto a realidade e os anseios da sociedade. Presidida pelo vereador de Timbaúba, Josinaldo Barbosa, a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) representa há 40 anos os vereadores e Câmaras, buscando defender os seus ideais, que é legislar e fiscalizar o poder municipal.

Levando em consideração a força e sensibilidade da parlamentar mulher, a UVP reservou uma área em busca da garantia dos direitos e prerrogativas das mulheres vereadoras em todo o Estado, chamada de “UVP Mulher”. “Essa coordenadoria trás vez e voz à mulher vereadora dentro de uma entidade que representa os legisladores de Pernambuco”, diz a coordenadora Célia Cardoso, vereadora de Arcoverde.

Sobre o papel do vereador, o presidente da entidade afirma: “Desempenhar bem esse papel é estar disponível a ouvir os reclames do povo para buscar as melhores e mais viáveis soluções aos problemas do município; é dedicar o seu mandato à melhoria de vida da população”.

História

Em 1975, a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) foi criada por 22 vereadores preocupados em defender e valorizar a classe. “Tentávamos conscientizá-los da necessidade do bom cumprimento dos seus deveres, em busca de soluções para o desenvolvimento dos municípios”, conta o primeiro presidente Expedito José Correia de Oliveira que já faleceu.

A União sempre esteve à frente de lutas locais e nacionais em defesa da classe, trabalhando em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Controladoria Geral da União, Assembleia Legislativa de Pernambuco, o que a fez conquistar o respeito em todo Estado.

Ascom UVP

Nenhum comentário:

Postar um comentário