terça-feira, outubro 27, 2015

Juazeiro/BA: Avanço na Educação é ressaltado em discurso do Vereador Agnaldo Meira


Munido de um gráfico abrangendo o período de 2000 a 2014, o Vereador Agnaldo Meira (PC do B), fez na sessão desta segunda-feira (26/10) uma didática exposição sobre a evolução dos investimentos em educação no Brasil e em Juazeiro.

Em 2002 o valor aplicado na educação em todo o País não chegava a 6 bilhões de reais. Em 2014 o valor aproxima-se de 60 bilhões. “Foi um salto significativo” – disse – “Levando-se em conta que hoje filhos de trabalhadores rurais e os mais carentes tem acesso à universidade e a ensino de qualidade”.

Fez um paralelo com os avanços da educação em Juazeiro, onde nos últimos anos foram construídas duas dezenas de creches, climatizadas quase todas as unidades da rede, multiplicado e melhorado o transporte escolar, com qualificação continuada dos professores.

Lembrou da diversificação dos investimentos, com a construção de quadras poliesportivas, na sede e no interior e na valorização do professor com a questão salarial e as condições de trabalho.

“O investimento na educação é um investimento para o presente e também para o futuro de nosso município” – pontuou, ressaltando a importância das creches construídas nas administrações do Prefeito Isaac, que possibilita assistência, educação e formação às crianças dos bairros periféricos e do interior do município.

Para Agnaldo um dos pontos mais importantes nestes avanços foi o investimento na merenda escolar, “mais de 3,8 bilhões de reais em 2014” e a obrigatoriedade de 30% da merenda ter de ser adquirida a agricultores familiares: “Universalizamos a educação, atendendo o filho do pequeno produtor rural e ao mesmo tempo lhes oferecemos condições de melhoria da vida, com a venda garantida de sua produção”.

Aparteado pelo Vereador Caffé, que chama a atenção para a depredação das quadras (“pela própria comunidade”), construídas no João Paulo II; o vereador Agnaldo, endossando a opinião de Caffé, respondeu aos que criticam a ausência de investimentos com recursos próprios do município, “que a contrapartida de Juazeiro para a construção das creches e das quadras esportivas é bem maior que em outros investimentos, sem contar o custo dos projetos e o esforço em busca da liberação “seja de emenda parlamentar ou seja de outras fontes”.

Comentando seu pronunciamento, o Vereador Agnaldo Meira, disse que foi motivado a pronunciar-se depois de participar do evento “Educação Nota 10”, realizado pela prefeitura na última quarta-feira, entusiasmando-se com a criatividade, o esforço e a dedicação de alunos e professores para a melhoria da qualidade da educação em Juazeiro: “Ainda há muito por fazer, inclusive a busca de conscientização das comunidades que recebem os benefícios, para que entendam que tudo o que o Poder Público faz é de propriedade da comunidade e é ela que tem de cuidar e preservar”.

Ao final parabenizou os professores, gestores escolares e o Secretário de Educação de Juazeiro, Clériston Andrade, por “buscar a cada dia a melhoria da educação em nosso município”.

ASCOM Vereador Agnaldo Meira

Nenhum comentário:

Postar um comentário