terça-feira, outubro 27, 2015

Cisternas instaladas pela Codevasf garantem água para famílias do semiárido alagoano

Foto: Joselito Menezes de Souza/Codevasf

Maria Cicera Barbosa, moradora do povoado Areia Branca, no município de Olho D’Água das Flores, no semiárido alagoano, foi uma das beneficiadas pela Codevasf com cisternas de polietileno do Programa Água para Todos. Ela conta como o reservatório trouxe tranquilidade a sua vida.

“A gente passava muito aperto sem água, mas depois que a gente recebeu a cisterna, tudo mudou. O verão agora tá mais sossegado, a gente tem água para cozinhar, para beber, mudou tudou”, afirma a agricultora.

A família de Natalício Barbosa, de 84 anos, também foi beneficiada. Ele mora na comunidade quilombola Porção, na zona rural do município de Jacaré dos Homens. Antes da chegada da cisterna era preciso andar muito para pegar água para beber. Depois que a cisterna chegou tudo mudou.

“Quando não tinha cisterna aqui, eu ia buscar água no chafariz para beber. E tem vez que o caminhão bota água aqui, mas tem vez que passa uma temporada sem vir água. E de la para cá deu umas trovoadas e a chuva encheu, ficou cheinha”, conta Natalício.

Moradora do povoado Areia Branca, Joseneide Alves, também viu melhoria da qualidade de vida da família com a implantação da cisterna. “A gente agradece a Deus esse projeto que o governo mandou, ai eu cozinho, eu faço café da manhã, uma água gostosa e tomo banho. É um milagre. Foi Deus quem trouxe essa cisterna”, conta Joseneide, que integra a Comissão Comunitária do programa no povoado Arreia Branca.

A previsão é que a execução das ações do Programa Água para Todos em Alagoas esteja concluída até o final de dezembro de 2015. A ação é coordenada pelo Ministério da Integração Nacional.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário