quarta-feira, setembro 16, 2015

II Conferência de Políticas para Mulheres de Itacuruba conta com a participação da PM para palestra



Na manhã desta quarta-feira, 16 de setembro, a sociedade itacurubense esteve reunida na II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, que aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação, levando a sociedade para o debate do tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres de Itacuruba”.

A composição da mesa foi realizada com a presença do Prefeito Gustavo Cabral, da Vice-Prefeita Djnanny Almeida, da vereadora Rivânia Freire, representando o Legislativo Municipal, da Coordenadora da Mulher do Estado na Região, a Palestrante Ivete Venâncio, da coordenadora municipal da Mulher e articuladora do evento, Fernanda Freire, a assessora da Coordenadoria da Mulher, Yone França, Josilma Silva representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, do Secretário de Educação Adriano Silva, de Samara Souza, representando a Secretaria de Saúde, Fabiana Alves, representando o CREAS, Almeri Maria, representando a sociedade e a coordenadora do CRAS, Kátia Rejane.

Após o Hino Nacional, foi realizada apresentação do Maculelê, pelo grupo da Casa de Juventudes. Em seguida, o Prefeito Gustavo Cabral proferiu suas palavras, iniciando com agradecimento aos participantes. “Essa conferência é muito significativa. As mulheres de Itacuruba têm compromisso em debater e participar, e a gestão está aberta a ouvir a sociedade para buscar a efetivação das políticas voltadas para mulheres”. Na sequência, declarou aberta a conferência.

A vice-prefeita Djnanny Almeida também se pronunciou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo Municipal e do esforço para atender às mulheres de Itacuruba.

Já a vereadora Rivânia Freire chamou a atenção dos participantes para que apresentem propostas para garantir igualdade. “Vamos colocar nossos anseios e dificuldades, e juntas vamos colocar no papel propostas para favorecer a qualidade de vida de nós, mulheres”. Ainda empolgou a platéia com o grito de guerra “mulheres unidades jamais serão vencidas”.

A coordenadora da Mulher, Fernanda Freire, pediu às mulheres maior participação nas discussões, e agradeceu a presença de todas as mulheres, lembrando das dificuldades por acumular funções e obrigações. E fechou sua fala com a frase “Nós só teremos poder se participarmos”.

A palestra magna, ministrada pela Coordenadora Regional da Mulher, Ivete Venâncio, começou com desconstrução da cultura machista, mostrando que mulheres e homens são diferentes, porque a natureza assim criou, mas que possuem direitos iguais e que as diferenças não podem ser transformadas em desigualdades. Após falar sobre direitos, Ivete levou pro debate a questão da participação, explicando como e onde as mulheres podem contribuir e fazer ouvir sua voz. Destacou a importância de se ter no município o Conselho da Mulher.

Durante a palestra, aconteceram intervenções de mulheres da sociedade, colocando seus pontos de vista e ainda a participação de policiais que relataram sobre os principais problemas enfrentados pelas mulheres na área da violência. Ainda encorajaram as mulheres a denunciarem os casos de agressão, com base na lei Maria da Penha.

Dentro da conferência do município serão votados os delegados que participarão dos encontros em nível estadual e federal.

Elba Quirino/Ascom PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário