quarta-feira, setembro 16, 2015

Setembro Amarelo em Petrolândia: Psicanalista Vera Carvalho apresenta palestra aos participantes do Terço dos Homens, na Igreja Matriz

Palestra sobre depressão e suicídio, realizada na Igreja Matriz, em parceria da Secretaria de Saúde com o Terço dos Homens e Lions Clube (Fotos: Secretaria de Saúde/Divulgação)
Psicanalista Vera Carvalho

Na noite dessa terça-feira (15), durante a reunião semanal do Terço dos Homens, na Igreja Matriz de Petrolândia, a psicanalista Vera Carvalho apresentou palestra com o "O que nos leva à depressão e ao suicídio". A ação faz parte da Semana Municipal de Combate à Depressão e ao Suicídio, que se estende até a sexta-feira (18). 

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo menos nove em cada dez suicídios poderiam ser prevenidos e o suicida pede ajuda, ao contrário do que muitos acreditam. Mas para começar a efetivar essa mudança é preciso falar no assunto.

O tema suicídio está ausente nas conversas entre amigos, entre pais e filhos, nas aulas escolares, nos consultórios médicos e nas páginas dos jornais. O assunto só aparece quando uma celebridade comete o suicídio e a polêmica se restringe ao fato em si, sem o devido aprofundamento no que isso pode representar às nossas vidas – somos nós ou as pessoas que nos cercam potenciais suicidas? Como saber identificar, como prevenir e como pedir ajuda?

É preciso quebrar o tabu do silêncio.

É preciso provocar discussões saudáveis, entendendo que o problema não se restringe aos famosos. Esse tipo de morte, ou tentativa, acontece em qualquer família, em qualquer cidade, com pessoas de qualquer idade. O Brasil tem visto um aumento preocupante nos índices de suicídio entre jovens, uma idade na qual, pela lógica, as pessoas sonham mais, são mais felizes e sentem-se menos pressionadas.

O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 68 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como a melhor iniciativa não governamental de prevenção ao suicídio no Brasil.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia e CVV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário