quarta-feira, agosto 26, 2015

PSD Mulher realiza encontro para incentivar participação feminina na política


Na próxima sexta-feira, dia 28, o PSD Mulher de Pernambuco estará realizando o ‘I Encontro Estadual de Mulheres’. O evento ocorrerá no Recife Monte Hotel (a partir das 9h) com o objetivo de reunir lideranças femininas do partido no Estado e, assim, debater os caminhos viáveis para ampliar a participação da mulher na atividade política e o respectivo fortalecimento do partido nas instâncias estadual e municipal. 

“Fazer com que a maioria numérica das mulheres na sociedade seja proporcional à presença delas nas casas legislativas é o desafio de todos os partidos. O PSD/PE quer abrir espaço para estimular essa participação e envolver as mulheres na militância diária. Em nosso partido, a participação feminina é uma prioridade. Não queremos apenas vê-las filiadas, mas protagonistas na ação em prefeituras, secretarias e nas casas legislativas, porque reconhecemos a importância da sensibilidade e da inteligência feminina”, destaca o presidente regional da legenda, deputado federal licenciado André de Paula. 

O ‘I Encontro Estadual de Mulheres’ também contará com a presença da coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antônio, que presidirá o evento. Segundo ela, serão debatidos, entre outros assuntos, as ações que devem ser tomadas para aumentar a participação das mulheres no processo eleitoral brasileiro e a experiência das atuais detentoras de mandatos. Alda lembra que mais da metade das câmaras municipais tem apenas homens como vereadores. “O pensamento feminino deve estar presente quando se tomam decisões que valem para todos”, avalia.

Alda cita como exemplo o resultado das últimas eleições, e lembra que apesar de ter sido constatado crescimento da presença das mulheres na disputa eleitoral, ainda é baixa a representação parlamentar feminina. “O número de candidatas à Câmara Federal foi de 1.765, contra 935 em 2010, com aumento de 88,77%. Mesmo assim, menos de 10% dos novos deputados federais eleitos são mulheres. Uma representação desproporcional, quando se considera que as mães, professoras, executivas, empresárias, donas de casa e trabalhadoras de todas as áreas representam 51% da população e 43,52% da força de trabalho”, explica.

PSD Mulher em PE
Em Pernambuco, o PSD Mulher é coordenado por Goretti Queiroz e contabiliza quatro prefeitas (Marlúcia Santos, de Maraial; Sandra Aragão, de Tacaimbó; Eugênia de Souza Araújo, de Betania, e Maria Sebastiana, de João Alfredo); 2 vice-prefeitas (Edna Gomes, do Cabo de Santo Agostinho e Carol Magalhães, de Palmares) e 23 vereadoras. "A atuação e a experiência das mulheres em cargos eletivos no Estado também serão debatidos no encontro", antecipa Goretti .
PROGRAMAÇÃO-
Abertura - Goretti Queiroz (coordenadora do PSD Mulher/PE).
Palestra Alda Marco Antônio (presidente do PSD Mulher) – O Caminho da Política para as Mulheres.
Palestra prefeita Maria Sebastiana (município de João Alfredo) – O Papel da Mulher no Executivo Municipal.
Palestra vice-prefeita Edna Gomes (município de Cabo de Santo Agostinho– A Força do Movimento Popular Feminino.
Palestra vereadora Kalina Rufino (município de Bom Jardim) – A Mulher e a Força do Legislativo municipal.
Encerramento – presidente do PSD/PE, deputado André de Paula.
SERVIÇO
Evento: I Encontro Estadual do PSD Mulher de Pernambuco
Data: 28 de agosto de 2015
Horário: 9 horas
Local: Recife Monte Hotel- Rua dos Navegantes, 363- Boa Viagem - Fone: 2121-0909

Ascom PSD/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário