quarta-feira, agosto 05, 2015

Funcionários da Compesa entram em greve neste sábado


Funcionários da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) entrarão em greve a partir das 8h deste sábado, por tempo indeterminado. A categoria ainda realizará uma passeata, na próxima segunda-feira, em frente à unidade da Avenida Cruz Cabugá, também a partir das 8h. Entre as principais reivindicações apresentadas pelo Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE) está a reposição da inflação de 2014 e o aumento salarial real (acima da inflação).

Por ser um serviço essencial, 30% dos funcionários vão trabalhar durante a greve, apenas no setor de abastecimento. Ainda de acordo com o Sindurb-PE, as reivindicações vêm sendo discutidas desde o mês de abril, quando a Compesa afirmou que apresentaria uma proposta de reajuste no mês de agosto.


Sem querer esperar, a categoria acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT). Foram realizadas cinco reuniões de negociação entre a empresa e o sindicato, e mais cinco com o apoio do MPT. Apenas no último encontro, a Compesa apresentou uma proposta para o pagamento apenas da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 8,34%, dividido em duas parcelas. A primeira, de 5%, seria paga este ano, enquanto os 3,34% restantes ficariam para 2016.

Como contraproposta, o Sindurb-PE reivindicou um aumento de 13,28%, sendo os 8,34% da inflação do último ano mais 4,49% de aumento real. Ainda de acordo com o sindicato, a categoria definiu que a proposta de reajuste poderia ser negociada, mas a Compesa se recusou, motivando a greve.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário