quarta-feira, julho 22, 2015

Fluxo de informações da Jucepe fortalecerá analises da conjuntura econômica da Agência Condepe/Fidem


A Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) vai disponibilizar informações para a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem que possibilitarão a ampliação dos estudos e análises conjunturais e econômicas desenvolvidas pela entidade de pesquisas, a exemplo do Produto Interno Bruto (PIB).

Neste sentido, houve um encontro nesta segunda-feira (20) entre equipes das duas entidades, capitaneado pela presidente da Jucepe, Terezinha Nunes. Na ocasião, ela relatou a receptividade da empresa em prestar o serviço, que vai contribuir a transparência de informações para o público em geral e também para a elaboração das políticas públicas setoriais e regionais. "Essa ação, no entanto, deve ser uma iniciativa de Governo e não de gestão", lembra a presidente.

O diretor executivo de estudos, pesquisas e estatísticas da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, que representou o presidente da entidade Flávio Figueiredo, mostrou o interesse em firmar a parceria. “Estes dados são bem vindos, pois existem informações que são difíceis de serem agregadas às análises econômicas, especialmente no setor de serviços e comércio”, garantiu o diretor.

Os técnicos da Agência Condepe/Fidem vão analisar de que forma os indicadores da Jucepe serão incorporados a seus estudos. Será estabelecido um fluxo de repasse de informações, fixando o tipo de dados a serem repassados (a exemplo da quantidade de empresas instaladas ou fechadas por município), a regularidade do envio das informações, além da forma que estes dados serão disponibilizados para o público em geral. A estimativa é que sejam fornecidas informações geradas a partir de 2005.

Concluída essa fase, posteriormente será firmado um convênio de cooperação técnica entre as duas entidades.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Agência CONDEPE/FIDEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário