terça-feira, junho 16, 2015

Pesquisador e diretor presidente do Cepan conquista Prêmio Vasconcelos Sobrinho

Severino Rodrigo Ribeiro (Foto: Divulgação)

Amanhã dia 17, às 15h, no auditório da Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos, será entregue o Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2015, realizado pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), com a finalidade de reconhecer trabalhos, projetos e iniciativas de pessoas físicas e jurídicas na luta pelo meio ambiente, em Pernambuco. Entre os vencedores, está o pesquisador e diretor – presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), Severino Rodrigo Ribeiro, pela sua atuação à frente da coordenação do Pacto Pela Restauração da Mata-Atlântica, assumida recentemente.

Severino Ribeiro venceu na categoria Destaque Nacional. Nessa categoria, são reconhecidas pessoas físicas, que tenham feito conferências, palestras ou cursos no Brasil na área ambiental, além de terem desenvolvido projetos na área de meio ambiente no âmbito nacional. Cumprindo as agendas do Pacto, Severino Ribeiro tem contribuído com diversos debates, envolvendo a questão ambiental em nível nacional. É a primeira vez que uma instituição do Nordeste assume a coordenação do Pacto, que é um movimento nacional, composto por várias empresas de grande porte, a exemplo da Vale do Rio Doce e da Fíbria, mobilizadas acerca da restauração da Mata-Atlântica.

“Esse prêmio, com a sua credibilidade e o seu raio de divulgação, vem a fortalecer o trabalho que nós estamos desenvolvendo, por meio do Pacto pela Restauração da Mata-Atlântica, que hoje, é o maior movimento voltado para a restauração deste bioma no mundo. Esse reconhecimento vem a fortalecer luta para que a Mata-Atlântica seja reflorestada e volte a beneficiar, inclusive economicamente, muitos municípios brasileiros. Além disso, esse prêmio chega em um momento muito estratégico para Pernambuco, pois a vinda da coordenação do Pacto para o nosso estado, abre um leque que possibilidades econômicas e políticas.” Avalia Severino Rodrigo Ribeiro.

Severino Rodrigo Ribeiro é Pós – doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. É certificado pela Universidade da Califórnia, Berkeley em Manejo Sustentável de Ecossistemas pelo Programa de Lideranças Ambientais. Possui experiência na área de ecologia de comunidades vegetais, biologia da conservação e desenvolvimento de capacidades

Sobre o Prêmio Vasconcelos Sobrinho- criado em 1990 pela Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, leva o nome de um dos primeiros pernambucanos a lutar pelas causas ambientais no Estado de Pernambuco. Engenheiro agrônomo de profissão e ambientalista por vocação, Vasconcelos Sobrinho, que faleceu em 1989, continua sendo um exemplo a ser lembrado e seguido. Ao promover este concurso, a CPRH quer dar visibilidade aos esforços dos que, assim como Vasconcelos Sobrinho, estão agindo para a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população.

Por Adriana Amâncio/Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário