terça-feira, junho 16, 2015

Participe do Primeiro Dia Internacional do Yoga no próximo domingo, 21 de junho

Faça história participando do Primeiro Dia Internacional do Yoga

O Yoga é uma antiga prática física, mental e espiritual e há vários anos têm atraído o interesse de milhares de pessoas de muitas culturas e formações diferentes. O Yoga ganhou popularidade no ocidente como uma forma de se perder peso ou como um exercício físico. Ao longo do tempo, o próprio conceito foi se transformando. Se nos anos 1980 ou 1990, era uma prática associada a pessoas alternativas, consideradas estranhas, hoje as pessoas reconhecem a importância do exercício, inclusive no ambiente das grandes organizações ocidentais. No mundo inteiro, o Yoga se tornou sinônimo de relaxamento, de felicidade ou de uma mente criativa e as pessoas encontraram também alívio para muitos outros problemas, tais como: ansiedade, estresse, estafa mental, vícios e insônia.

São muitos: melhora a saúde, a memória e a concentração, aguça o intelecto, diminui o estresse do organismo e aumento os níveis de energia. Faz aumentar também a intuição e a criatividade, imprescindíveis para superarmos os obstáculos e problemas do dia a dia.

Atualmente o interesse pelo Yoga chegou até ao âmbito da política mundial, uma vez que um bom governo e administração exigem habilidades multi-facetárias e praticar o Yoga desenvolve a habilidade na ação.

No dia 11 de dezembro de 2014, a pedido do Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi, a ONU declarou o dia 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga. Essa idéia de celebrar esse dia em todo o mundo já havia sido proposta por muitos líderes. Entre eles o líder Humanitário e Fundador da Organização Internacional Arte de Viver, Sri Sri Ravi Shankar.

Para comemorar a data e apresentar o Yoga pra quem ainda não conhece seus benefícios, a Arte de Viver promove um grande encontro neste domingo, 21, com a participação de todos seus instrutores, no Parque Santana, em Casa Forte. Além da comemoração, essas pessoas irão repassar o conhecimento sobre a prática e produzir um encontro com vários praticantes de todo o estado.

A justificativa filosófica para a data está ancorada nos próprios ensinamentos do Yoga, essa prática milenar que, como bem destaca o próprio Ravi Shankar, mostra ser a grande solução para um dos principais anseios da humanidade: a busca de conforto. “Yoga é riqueza na medida em que traz riqueza absoluta à psiquê e à vida humana. Um corpo livre de doenças, uma respiração livre de hesitações, uma mente livre de estresse, um intelecto livre de inibições, uma memória livre de obsessões, um ego que inclui todos, e uma alma livre de sofrimentos são os sinais de um perfeito yogui, esses são os direitos inatos de cada indivíduo.”

Assim as comemorações pelo dia 21 de junho já contam com a adesão da maioria dos países do continente europeu. A Embaixada da Índia em Bruxelas, sede do Parlamento Europeu, vem sendo responsável pela coordenação maior do evento, convocando para isso um amplo grupo de federações de yoga, escolas e professores de toda a Bélgica e Luxemburgo.

No Brasil, os diversos estados começam também a estruturar a sua programação, unindo-se à corrente internacional para divulgação dos ensinamentos do Yoga, estimulando a sua prática. A intenção é aumentar a consciência sobre o yoga e fazer do yoga uma prática disponível a todos. Dessa forma pessoas de todas as idades poderão experimentar e quem sabe levar essa sabedoria milenar para seu dia a dia.

Em Recife
Quando: Domingo, 21 de junho
Local: Parque Santana, Rua Jorge Gomes de Sá, próximo ao CPRH, em Casa Forte
Hora: 9h30 

Outros estados brasileiros participantes e locais:
Salvador: Anfiteatro do Jardim dos Namorados às 9h.
São Paulo: Parque do Ibirapuera 
Indaiatuba-SP: Parque Ecológico de Indaiatuba
Rio: Posto Seis Copacabana
Niterói: MAC, Museu de Arte Contemporânea
Fortaleza: Parque do Cocó

João Carvalho/Ascom Arte de Viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário