segunda-feira, junho 22, 2015

Nossa triste sina de usar antiinflamatórios de forma errada... Artigo de Dr. Cleobenysson Cruz


Os antiinflamatórios não hormonais (AINES) são as medicações mais vendidas em todo o mundo e constituem um grupo heterogêneo de medicamentos, sendo na maioria ácidos orgânicos, com ação antitérmica, analgésica e antiinflamatória. São amplamente utilizados para combater a febre e a dor aguda ou crônica. Não restam dúvidas que são medicações de enorme significado no mundo médico, entretanto o uso cada vez mais disseminado, muitas vezes sem orientação médica, pode trazer consequências graves.

Não é incomum ouvirmos nos consultórios e emergências relatos de pacientes que fizeram uso de alguns comprimidos de ¨diclofenaco¨ ou que já usam determimado anti-inflamatório há algum tempo.

O controle da dor é critério de excelência em um serviço de saúde. Devemos sempre tratar a dor, buscando seu controle total, quando possível ou, ao menos seu alívio, porém tal conduta deve ser feita de forma responsável, visando não prejudicar o paciente como manda a cartilha hipocrática: Primum non nocere (antes de tudo, não cause dano).

Os antiinflamatórios não hormonais podem constituir um real perigo a pacientes cardiopatas, diabéticos, hipertensos e com problemas renais e gástricos. O uso de AINE constitui uma das principais causas de hemorragia digestiva. Nos pacientes com distúrbios renais, ou naqueles com patologias que agridem os rins como hipertensão e diabetes, a dependência de prostaglandinas é maior e quando esta substância é inibida pelos AINES pode se precipitar o quadro de insufuciência renal, além de poder causar nefrite intersticial. Os AINES também podem inibir substâncias que causam vasodilatação da circulação coronária no coração, piorando o fluxo sanguíneo e precipitando isquemia nos pacientes com doença arterial coronária.

Os AINES são drogas seguras quando administradas com indicação médica precisa. No entanto, por ser uma classe com índice elevado de auto-medicação, pode trazer muitas consequências ao invés do alívio.

Evite a auto-medicação!

Exemplos de Antiinflamatórios não hormonais: Diclofenaco, Ibuprofeno, Nimesulida, Meloxicam, Tenoxicam, Cetoprofeno, Indometacina, Ácido Mefenâmico. Piroxicam, Celecoxibe.

Por Dr. Cleobenysson Cruz/Cardiologia CRM 18732

Nenhum comentário:

Postar um comentário