segunda-feira, maio 11, 2015

TRE-CE inicia treinamento para eleições dos Conselhos Tutelares

Eleição de conselheiros ocorrerá em todo o Brasil no dia 4 de outubro. Todos os eleitores estão aptos a votar, mas o voto é facultativo.

Representantes da Comissão Eleitoral que vai comandar as eleições dos novos conselheiros tutelares do Ceará passam por treinamento durante esta semana na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), em Fortaleza.

Neste pleito, pela primeira vez, a escolha será unificada em todo o Brasil. O TRE-CE vai ceder urnas eletrônicas para as seções de votação.

Ao todo, 366 pessoas estão sendo treinadas – dois representantes de cada um dos 183 municípios do interior do estado. Para as eleições em Fortaleza, o tribunal estima que o número de pessoas a serem treinadas deverá ser maior. Somente na capital, haverá 400 seções. Fortaleza possui seis Conselhos Tutelares.

O tribunal também dará apoio no treinamento de mesários, que serão convocados pelos próprios conselhos tutelares, e na apuração dos votos. As eleições que vão escolher os novos conselheiros serão realizadas no dia 4 de outubro em todo o País.

Todos os eleitores estão aptos a votar, mas o voto é facultativo. A posse dos conselheiros eleitos para mandato de quatro anos será no dia 10 de janeiro de 2016. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Brasil possui atualmente 5.946 conselhos tutelares.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário