sexta-feira, maio 22, 2015

Centenário de nascimento de Paulo Cavalcanti tem vasta programação de homenagens


Caso estivesse vivo, o advogado, promotor, escritor, deputado estadual, vereador pelo Recife, líder comunista e um dos um dos mais respeitados homens públicos de Pernambuco, Paulo Cavalcanti, completaria cem anos de idade na próxima segunda-feira (25). Para marcar o centenário de nascimento, uma série de homenagens está sendo programada por instituições públicas e privadas e acontecerão ao longo do ano.

A primeira delas será prestada pela Assembleia Legislativa do Estado, na próxima segunda-feira, com uma sessão solene solicitada pelo deputado e líder do Governo, Waldemar Borges. Ela acontecerá às 18h e contará com a presença de familiares, autoridades, amigos e admiradores dos campos político e intelectual que Paulo Cavalcanti cativou ao longo dos seus 80 anos de vida. Em seu requerimento, o deputado Waldemar Borges destacou a necessidade de homenagear o "ilustre homem multifacetário que sofreu as mais duras penas em busca dos interesses e do bem estar do povo".

Na terça-feira (26), às 20h, a Prefeitura do Recife presta homenagem a Paulo Cavalcanti através de concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, sob a regência do maestro Marlos Nobre, com entrada franca (ingressos deverão ser retirados com antecedência de uma hora). Ainda na programação da PCR, a Biblioteca Pública de Afogados receberá o nome de Paulo Cavalcanti e o prefeito Geraldo Júlio concederá a medalha da Ordem do Mérito Capibaribe (in memoriam) em cerimônia ainda com data a ser fechada.

Na quarta-feira (27), será a vez da Câmara dos Vereadores do Recife realizar sessão solene marcando o centenário, às 16h. Também estão previstas homenagens pela Academia Pernambucana de Letras, União Brasileira dos Escritores, Partido Comunista Brasileiro, Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, Câmara de Vereadores de Goiana, Ministério Público de Pernambuco, entre outras instituições.

Revista e Livros - O Governo do Estado, através da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), lançará, no evento da Assembleia Legislativa, revista biográfica de Paulo Cavalcanti - que faz a partir de sua trajetória pessoal, um importante resgate da memória política de Pernambuco e do Brasil. No ano do centenário, a Cepe também disponibiliza no formato digital (e-books) títulos referenciais da obra de Paulo Cavalcanti: a tetralogia Memórias Políticas - O caso eu conto como o caso foi (um mergulho na história desde a Coluna Prestes até o fim da ditadura militar), além do premiado livro Eça de Queiroz: um agitador no Brasil (versão em português e inglês).

Assessoria Cepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário