quarta-feira, abril 22, 2015

Amapá apresenta plano de trabalho para mulheres indígenas

Iniciativa visa a construção de uma política pública para o enfrentamento da violência nas aldeias e a capacitação profissional de mulheres

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres do Amapá apresentou, no último sábado (18), o Plano de Trabalho 2015-2019 para as comunidades indígenas das regiões do Parque Montanhas do Tumucumaque, em Oiapoque.

A iniciativa visa o fortalecimento das lideranças de mulheres nas áreas indígenas. Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres do Amapá, Silvanda Duarte, a prioridade é a construção de uma política pública para o enfrentamento da violência nas aldeias e a capacitação profissional, condição necessária para autonomia econômica e o empoderamento das mulheres indígenas.

O plano foi discutido durante o Fórum Indígena - Cultura, Direito e Cidadania, organizado pela Secretaria Estadual de Povos Indígenas. Durante o evento, foi indicada uma mulher da tribo Waiãpi, chamada Arinã, para colaborar com os trabalhos da Secretaria em Macapá.

Ações

O plano de trabalho 2015 -2019 prevê, dentre outras ações, o deslocamento de equipes multidisciplinares para o atendimento nas unidades móveis de combate à violência doméstica, a realização de palestras, a otimização dos serviços de Centros de Referência em Atendimento à Mulher (Crams) e dos Centros de Atendimento a Mulher e a Família (Camufs). Estes órgãos visam para atender as etnias de todo o estado.

Outra atividade prevista é a elaboração de um Seminário de Mulheres Indígenas para identificar as demandas de cada aldeia ou tribo específica.

Nos dias 25 e 26 de abril, a Secretaria participará, no município de Oiapoque, de uma programacão na Aldeia Kumarumã. Esta etnia ficou responsável por reunir as outras sete comunidades que foram a capital do Amapá no fim de semana, para discutir propostas para a política indígena no stado.

Fonte: Secretaria para Políticas para Mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário