quarta-feira, abril 22, 2015

Assinado o primeiro contrato de fornecimento de energia solar do Brasil

Fruto do Leilão promovido pelo Governo do Estado em 2013, o empreendimento Fontes Solar I e II consiste na instalação de 11 MW na cidade de Tacaratu. SDEC formalizou na semana passada o fornecimento de 11MW de energia do tipo fotovoltaica, adquirida no leilão pioneiro realizado pelo Estado de Pernambuco (Foto: Felipe Lima/ divulgação)

Pernambuco consolidou sua posição de vanguarda no estímulo à geração de energias renováveis no Brasil. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões; o secretário executivo de Energia, Eduardo Azevedo; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães; e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Enel Green Power Brasil, Marcio Trannin, assinaram, na semana passada, o primeiro contrato de fornecimento de energia solar do País.

Fruto do Leilão pioneiro promovido pelo Governo do Estado em 2013, o empreendimento Fontes Solar I e II consiste na instalação de 11 MW na cidade de Tacaratu, Sertão de Itaparica. O parque destinado à geração fotovoltaica estará ligado à planta eólica de 80 MW (a maior construída até então no Estado) que a companhia implantou e opera na mesma localidade. Juntos, constituirão o primeiro parque híbrido eólico e solar brasileiro.

“O governo sabia dos desafios que seriam enfrentados e que seria preciso ousadia em diversos momentos quando foi realizado o Leilão Solar. A assinatura de hoje significa que acertamos e que concluímos as etapas necessárias. E mostra que é possível e viável apostar em projetos maiores”, destacou Thiago Norões.
Uma vez em operação, as plantas serão capazes de produzir até mais de 17 GWh cada ano, o equivalente ao consumo de aproximadamente 90 mil residências, evitando assim a emissão de mais de 5.000 toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano.

“Ser o primeiro contrato de energia solar do Brasil já tem sua importância. E o fato de ser o primeiro parque híbrido do País e um dos pioneiros na América Latina reforça que esse é o caminho que vamos buscar reproduzir em outros projetos de energia eólica no Estado, inclusive os de grande porte. Pois torna a entrega de energia mais estável e rentável, devido ao compartilhamento de infraestruturas”, detalhou Eduardo Azevedo.

O Leilão de Energia Solar foi promovido pelo Governo de Pernambuco em dezembro de 2013, tendo contratado 92 MW de cinco empreendimentos, a um preço médio de R$ 228,63. A energia que será produzida pelas plantas fotovoltaicas será vendida à Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), que é a operadora da Comercializadora de Energia Elétrica no Mercado Livre da administração pública estadual.

SDEC-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário